MEC faz a distribuição de 5 mil testes da Provinha Brasil

Escolas públicas recebem Provinha Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:07

escola_provas

O Ministério da Educação afirmou nesta segunda-feira (6) que já distribuiu para as escolas públicas com estudantes do segundo ano do ensino fundamental os exemplares da Provinha Brasil, que deve ser aplicada ainda no primeiro semestre do ano letivo. Em nota, a assessoria de imprensa do ministério disse que mais de cinco milhões de provas foram enviadas pelo correio e devem chegar até o fim de maio a todas as escolas.

 
A Provinha Brasil foi criada em 2008 e tem como objetivo avaliar o nível de alfabetização dos alunos do segundo ano. Desde 2011, além de português, ela também mede conhecimentos básicos em matemática.
A partir de 2013, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criou um sistema informatizado que as escolas podem usar para lançar seus resultados, gerar relatórios e analisar dados.
 
Aplicação e correção
Cada escola poderá escolher a data em que aplicará a prova aos estudantes. A indicação do Inep é que as duas provas sejam dadas em dias diferentes e que a aplicação seja feita ainda no primeiro semestre, já que outra edição da Provinha Brasil será distribuída no fim do ano, o que possibilita a comparação do rendimento dos alunos.
 
Cada um dos dois testes tem 20 questões que avaliam as habilidades dos estudantes na leitura, escrita, geometria, números e operações, leitura de tabelas e medidas de grandezas.
 
Ao contrário da Prova Brasil, aplicada aos alunos do quinto e nono ano do fundamental, e do terceiro ano do ensino médio, quem corrige a Provinha Brasil são os professores de cada escola. Por isso, além das provas, as escolas receberão pelos correios um material com orientações para aplicar e corrigir as provas, além de atividades adequadas aos resultados alcançados pelas turmas avaliadas.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições