MEC vai divulgar novo gabarito do Enem, após constatar erro

MEC vai divulgar novo gabarito do Enem, após constatar erro

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O MEC (Ministério da Educação) informou que foram identificados erros no gabarito do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), divulgado no início da noite deste domingo (6). As respostas dos quatro modelos de prova foram embaralhadas, o que impede que candidatos possam conferir as respostas corretamente.

Pelo menos uma questão do Enem, de língua portuguesa, já foi anulada pelo Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame). Segundo a professora Elizabeth Massaranduba, do cursinho Objetivo, a pergunta de número 101 (102 na prova cinza) trazia duas respostas possíveis. A questão foi cobrada no segundo dia de prova.

Para o coordenador-geral do cursinho Anglo, Nicolau Marmo, o Enem tem problemas estruturais e não vai servir como boa avaliação tanto para o ensino médio quanto para o ingresso nas universidades.

A prova teve 37,7% de ausentes no sábado (5), o equivalente a 1,5 milhão de candidatos dos 4,1 milhões que haviam se inscrito. No domingo (6), sem contar os que já haviam faltado no dia anterior, o levantamento preliminar do ministério aponta 2,9% de abstenção.

É o maior índice de ausentes já registrado no Enem. No ano passado, 27,3% dos 4 milhões de inscritos no Enem faltaram à prova.

A média de abstenção do Enem nos anos anteriores varia de 25% a 30%, de acordo com o ministério. São Paulo teve 46,9% de ausentes no sábado, número considerado elevado.

Por Rafael Sampaio

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições