Mercosul discute Educação Ambiental

Mercosul discute Educação Ambiental

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Representantes dos seis países do Mercosul e de 14 países da América Latina, que falam a língua espanhola, vão discutir, de 4 a 7 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), a educação ambiental e trocar experiências sobre estudos e pesquisas climáticas desenvolvidos na região.

Os participantes do 1º Encontro Mercosul de Educação Ambiental vão debater também temas da Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) e do Tratado da Educação Ambiental para as Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, que dá os pilares da Conferência Rio 92. A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) vai apresentar sua experiência na realização de duas conferências ambientais infanto-juvenis e relatar como está preparando a terceira conferência, que será realizada em 2009.

O encontro, segundo Rachel Trajber, coordenadora-geral de Educação Ambiental da Secad, foi sugerido pelo Ministério da Educação do Brasil, que tem uma das legislações mais avançadas na área. A Lei nº 9.795, de 24 de abril de 1999, instituiu a política nacional de educação ambiental, que tem como órgãos gestores os ministérios da Educação, que trabalha com os sistemas de ensino, e do Meio Ambiente, na política ambiental do país.

A expectativa é que desse encontro, diz a coordenadora, saia uma agenda comum sobre as políticas de educação ambiental para a América Latina. O MEC vai sugerir que os países da região organizem conferências nacionais de educação ambiental e convidá-los para participar da conferência internacional sobre meio ambiente que ocorrerá em 2010, no Brasil.

Participarão do evento técnicos da área de educação ambiental dos países do Mercosul e dos 14 países que falam o espanhol, representantes das secretarias da juventude e de entidades internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições