Meta de atendimento do ensino superior não será atingida em 2011, diz presidente do Inep

Meta de atendimento do ensino superior não será atingida em 2011, diz presidente do Inep

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

A meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) de garantir uma taxa de atendimento do ensino superior de 30% até 2011 é ''quase impossível'' de ser atingida. 

A análise é do presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Reynaldo Fernandes, após a divulgação dos dados do Censo da Educação Superior de 2007. Há poucos meses, o ministro da Educação Fernando Haddad afirmou que a meta seria atingida “sem sobra de dúvidas”.

A taxa de atendimento é calculada pela proporção de jovens de 18 a 24 anos que estão matriculados em cursos universitários. Esse somatório inclui as vagas preenchidas nas universidades públicas e faculdades particulares.

De acordo com Fernandes, de 12% a 13% dessa parcela da população está hoje no ensino superior. Para o presidente do Inep, a meta do PNE precisa ser revista. ''Em dois anos, daqui para 2011, é praticamente impossível atingir a meta. Para chegar em 30% teria que haver um crescimento muito grande de novos ingressantes, o que seria impossível nesse prazo'', afirmou em entrevista à Agência Brasil.

Segundo o Censo da Educação Superior, o Brasil possuía, em 2007, 4.880.381 alunos em cursos de graduação presenciais em 2.281 instituições de ensino superior. Desse total, 75% estão concentrados em escolas privadas e o restante nas universidades públicas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições