Ministérios da Educação brasileiro e tcheco farão cooperação acadêmica

Ministérios da Educação brasileiro e tcheco farão cooperação acadêmica

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

O intercâmbio de informações científicas e a cooperação acadêmica nas áreas tecnológica, meio ambiente, ciências sociais e cultura constituem o núcleo do programa de trabalho que será desenvolvido pelos ministérios da Educação do Brasil e da República Tcheca, entre 2009 e 2011. O acordo foi assinado nesta quinta-feira, 6 de novembro, em Brasília, pelos ministros da Educação dos dois países, Fernando Haddad e Ondrej Liska.

Além das ações específicas do plano de trabalho, o ministro Ondrej Liska manifestou interesse em conhecer as reformas que o Brasil está fazendo no ensino superior e na educação básica. Liska disse que a República Tcheca sofre dos mesmos problemas que têm as crianças das escolas públicas brasileiras em leitura e escrita. Os métodos de avaliação da educação básica, como a Prova Brasil, a Provinha Brasil e o Saeb, são pontos de interesse dos tchecos.

A cooperação, objeto do programa de trabalho, se concentrará em seis áreas do conhecimento – engenharias, tecnologias da informação e comunicação, artes, meio ambiente, biotecnologia, ciências sociais e econômicas. A seleção de projetos conjuntos de pesquisa será feita anualmente, por edital em cada país, devendo incluir a mobilidade de acadêmicos, pesquisadores e estudantes de instituições de ensino superior e de pesquisa. Uma comissão conjunta dos dois países (o Brasil será representado pela Capes) vai acompanhar a execução do programa.

São três as modalidades de cooperação: intercâmbio de estudantes de doutorado e pós-doutorado por um período de até um ano acadêmico; intercâmbio de professores e pesquisadores de até um mês, e organização conjunta de seminários, conferências e encontros acadêmicos. O programa de trabalho subscrito pelos ministros Haddad e Liska começa em 2009 e se estende até dezembro de 2011, mas pode ser renovado por mais três anos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições