Ministro dá posse a reitor e destaca missão dos institutos

Ministro dá posse a reitor e destaca missão dos institutos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

O ministro da Educação, Fernando Haddad, empossou na tarde desta quinta-feira, 16, na sede do ministério, em Brasília, o reitor eleito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, João Martins Dias.

Durante a cerimônia, Haddad ressaltou a missão dos institutos federais no desenvolvimento de suas comunidades, tomando como exemplo o instituto do Amazonas, que possui atualmente dez campi com cerca de 9 mil estudantes – no segundo semestre de 2011 serão 12 mil. “Uma instituição que possui esse porte, de médio para grande, revela o papel transformador que os institutos federais desempenham na socioeconomia onde atuam”, afirmou.

O ministro também lembrou que oferecer formação técnica, científica e tecnológica em escala é estratégico para o desenvolvimento nacional e crescimento das economias locais. “Esses jovens que estão nos institutos são uma força transformadora muito importante para o país”, concluiu.

Para o novo reitor, a ação do instituto é necessária para o desenvolvimento local. “Nossa tarefa não é a de levar ensino técnico e tecnológico apenas, mas promover crescimento e desenvolvimento naquelas regiões mais afastadas dos grandes centros do país”, disse.

O secretário de educação profissional do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, destacou o desempenho da rede federal de ensino em avaliações internacionais, como o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2009, e citou a consolidação e surgimento de novos objetivos na rede. “Os institutos federais a cada dia têm sido demandados para novas e importantes tarefas”, lembrou.

Reitor

Natural do Ceará, João Martins Dias é graduado em licenciatura plena em matemática pela Universidade Federal do Amazonas e pós-graduado em administração do ensino técnico pela Oklahoma State University. Já atuou como professor no instituto do Amazonas e em outras instituições educacionais. Foi diretor-geral do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica do estado (CEFET-AM). Ele, que desde 2009 era reitor pro tempore do instituto, é o quarto reitor eleito e empossado este ano na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições