MENU

Ministro dá posse aos reitores de três universidades federais

Ministro dá posse aos reitores de três universidades federais

Atualizado: Sexta-feira, 19 Março de 2010 as 12

A recém-criada Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) já tem reitor pro-tempore. O ministro da Educação, Fernando Haddad, deu posse a Hélgio Trindade nesta quinta-feira, 18. Na mesma ocasião, também foram empossados os novos reitores das universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Alfenas (Unifal), Clélio Campolina e Paulo Silva.

A lei que cria a Unila foi sancionada em janeiro deste ano, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília. A universidade, 13ª nova instituição de educação superior criada desde 2002, terá proposta acadêmica interdisciplinar, com aulas bilíngues em português e espanhol.

"A intenção do governo brasileiro com a criação da Unila é estabelecer um diálogo produtivo com os outros povos da América Latina", disse o reitor recém-empossado. Metade dos professores e alunos da Unila será de brasileiros e a outra metade virá de outros países da região. A intenção é atender 10 mil alunos até 2015.

Minas Gerais – O ministro Haddad disse, ao dar posse aos novos reitores das duas universidades mineiras, que as instituições federais do estado prestam um bom serviço educacional. "Pode-se perceber a qualidade pelo perfil dos professores, pelo bom desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e pelo crescimento da pós-graduação", afirmou.

"Transformada em universidade federal em 2005, a Unifal já começou a dar sinais de crescimento", destacou o reitor Paulo Silva. Segundo ele, em cinco anos, a oferta de vagas cresceu 400%, as matrículas nos cursos de pós-graduação, 247% e a produção científica, 229%.

Já o reitor Clélio Campolina, da UFMG, ressaltou que o desafio de sua gestão será combinar o crescimento quantitativo com a melhoria da qualidade acadêmica. "Além disso, precisamos assegurar a inclusão social. Portanto, é necessário um esforço coletivo".

veja também