Ministro Nuno Crato fecha escolas com menos de 21 alunos

Ministro Nuno Crato fecha escolas com menos de 21 alunos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:34

Nuno Crato, ministro da Educação e da Ciência, considera que escolas do primeiro ciclo com poucos alunos não fornecem ferramentas essenciais à aprendizagem, sobretudo no que diz respeito à diversidade e socialização. Nesse sentido, Crato vai aplicar a medida de encerramento de instituições de ensino, defendido pelo anterior governo, mas a uma escala mais reduzida.

O titular das pastas da Ciência e da Educação prevê fechar as portas às escolas com menos de 21 alunos, num total de 266 instituições – menos 144 do que o projeto que a ministra Maria de Lurdes Rodrigues, do governo de Sócrates, defendia.

Segundo palavas de Nuno Crato, os alunos do primeiro ciclo necessitam de desenvolver a aprendizagem num ambiente onde possam participar em atividades letivas, o que não se coaduna com escolas onde se verifique um reduzido número de alunos. Esta visão de Nuno Crato sobre o ensino coincide com a de Maria de Lurdes Rodrigues. As primeiras escolas são aquelas cujos alunos podem ser inseridos em centros escolares. No total, são 266, que as autarquias e as direções regionais de Educação já apontaram como prioritárias.

De fora desta reforma fica a fusão dos agrupamentos escolares, exceto nos casos onde já existe um acordo entre as instituições de ensino e as Câmaras Municipais.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições