Ministro prevê 25 vezes mais estudantes no Piauí com expansão de oferta

Ministro prevê 25 vezes mais estudantes no Piauí com expansão de oferta

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

O ministro da Educação, Fernando Haddad, previu nesta quinta-feira, 14, em Teresina, que o Piauí terá 25 vezes mais estudantes, em relação a 2003, quando a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estiver concluída no estado. Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, Haddad visitou as obras de reforma e ampliação do campus de Teresina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

Segundo Haddad, os institutos federais oferecem o melhor ensino médio do Brasil. “As escolas federais de educação profissional são a garantia de que as empresas instaladas no Piauí não precisarão recorrer a mão de obra de outros estados”, explicou.

O presidente Lula ressaltou a importância do campus para jovens e adultos que vivem na capital piauiense e entorno — quando concluída, em 2013, a unidade de ensino comportará 9,6 mil estudantes. Lula falou também sobre a evolução na oferta de vagas na educação profissional em Teresina — das mil matrículas de 2003 para 4,8 mil este ano, com expectativa de dobrar até 2013. “A educação profissional garante oportunidades iguais a jovens e adultos”, salientou.

Hospital — Lula e Haddad visitaram também as obras do hospital-escola da Universidade Federal do Piauí. Parcialmente construído e com apenas um laboratório em funcionamento até 2007, quando foi criado o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), o hospital recebeu R$ 52 milhões de investimentos. As obras devem estar concluídas em novembro.

Quando pronto, o hospital universitário (HUPI) terá 213 leitos (21 de UTI) e 54 consultórios. De acordo com o ministro, o número de leitos de UTI representa um terço do total de leitos públicos dessa modalidade na rede hospitalar piauiense.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições