Municípios que valorizam qualidade da aprendizagem concorrem a prêmio

Municípios que valorizam qualidade da aprendizagem concorrem a prêmio

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:32

A inovação em gestão escolar com foco na qualidade da aprendizagem, desenvolvida por municípios de todo o país, pode render prêmio e reconhecimento. Essa possibilidade está na segunda edição do Prêmio Inovação em Gestão Educacional, que vai distribuir este ano R$ 1 milhão entre os dez melhores projetos. As inscrições podem ser feitas até dia 18.

Desde 21 de fevereiro até esta quinta-feira, dia 03/04, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) recebeu 93 projetos. 39 são da região Sudeste; 21 do Sul; 13 do Nordeste; 11 do Centro-Oeste, e nove do Norte.

Promovido pelo Ministério da Educação, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o prêmio articula o reconhecimento público das boas práticas de gestão e sua divulgação no Banco de Experiências do Laboratório, na internet -nesse banco estão descritas as dez experiências premiadas na edição anterior do prêmio, em 2006.

Uma vez cadastrados no banco, os projetos premiados servirão de subsídio, referência e sugestão aos gestores municipais de todo o país. Cada uma das dez experiências selecionadas receberá R$ 100 mil, verba que está vinculada à qualificação do projeto e terá a aplicação monitorada pelo Ministério da Educação.

Temas

Na segunda edição do Prêmio Inovação, cada município pode participar com um projeto em um dos grupos temáticos -gestão pedagógica, gestão de pessoas, planejamento e gestão (democrática, infra-estrutura e financeira) e avaliação de resultados educacionais. Cada tema está vinculado a um grupo de diretrizes do compromisso Todos pela Educação, que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A preocupação central é a qualidade da aprendizagem.

Entre as etapas do processo de seleção dos projetos está prevista a  visita dos avaliadores aos locais de desenvolvimento das experiências. O regulamento prevê a premiação de três projetos de gestão pedagógica, três de gestão de pessoas, dois de planejamento e gestão e dois de avaliação de resultados educacionais. Além do prêmio em dinheiro, o município receberá uma placa de participação e o dirigente municipal participará de um evento de formação promovido pela Unesco.

A entrega do prêmio está marcada para 19 de novembro. O regulamento, a ficha de inscrição, o calendário e todos os detalhes do prêmio estão na página eletrônica do Inep.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições