MENU

Na véspera da prova da Fuvest dica é relaxar e conhecer local de prova

Na véspera da prova da Fuvest dica é relaxar e conhecer local de prova

Atualizado: Sábado, 26 Novembro de 2011 as 10:13

Com 146.885 candidatos inscritos, a primeira fase do vestibular da Fuvest ocorre neste domingo (27) em 114 locais de prova no estado de São Paulo. Os candidatos disputam 10.852 vagas em cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP) e mais cem vagas na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.

A prova começa às 13h, quando os portões serão fechados e os atrasos não serão tolerados. É recomendável que o candidato chegue ao seu local de prova com pelo menos uma hora de antecedência.

Na véspera do exame, neste sábado (26), a dica dos educadores e especialistas é para que os candidatos relaxem e façam exercícios para amenizar a ansiedade e o estresse. Outra recomendação é para que os estudantes aproveitem este sábado para visitar o local de prova e avaliar quanto tempo é necessário para chegar. Em São Paulo, os candidatos podem pesquisar os itinerários dos transportes públicos pelos site da SPTrans , do Metrô e da CPTM .

Quatro escolas que receberão os candidatos para a prova estão na região do autódromo de Interlagos, onde haverá o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 neste domingo.  Vias do entorno serão interditadas ou terão suas direções alteradas desde sábado.

Um total de 146.885 candidatos estão inscritos para a prova deste domingo. O número de inscritos é 10,4% maior em relação ao vestibular do ano passado. O recorde de inscritos em uma edição da Fuvest continua sendo o de 2006, com 170.474 candidatos.

A prova conterá 90 questões de múltipla escolha cobrando conhecimentos de diversas disciplinas comuns do ensino médio. Não haverá redação. A lista de aprovados será divulgada em 19 de dezembro. Mais informações sobre a prova podem ser obtidas no Manual do Candidato

Mudanças

A prova deste ano inaugura um pacote de mudanças. 

A nota da primeira fase volta a ter peso na nota final do candidato. Em 2009, a primeira fase havia deixado de valer na nota final e servia apenas para classificar o candidato para a segunda fase. Outras mudanças são a redução do número de perguntas (de 20 para 16) da segunda prova da segunda fase do vestibular; o aumento da nota de corte da primeira fase de 22 para 27 pontos; a aprovação de dois a três estudantes por vaga com nota acima da mínima para a segunda fase - hoje são três candidatos; e a opção do vestibulando mudar de carreira caso não seja convocado após a terceira chamada. Calendário

A segunda fase do vestibular da Fuvest será aplicada entre os dias 8 e 10 de janeiro. Outras provas de habilidades específicas ocorrem de 11 a 13 de janeiro. O resulltado sai em 4 de fevereiro, com matrícula em 8 e 9 de fevereiro.        

veja também