No Piauí, estudantes valorizam aspectos da cultura nordestina

No Piauí, estudantes valorizam aspectos da cultura nordestina

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:23

Os elementos da cultura regional do Nordeste são valorizados na Escola Municipal Manoel Bastos Ribeiro, no município piauiense de Itaueira. Com cerca de 700 alunos de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos (ensino médio), a instituição estimula e valoriza elementos culturais nordestinos, com a participação dos alunos em diferentes eventos culturais.

Apresentações de danças folclóricas regionais e de capoeira e brincadeiras de roda são algumas das atividades incluídas nos eventos promovidos pela escola, que também valoriza a culinária da região. Professores e alunos preparam e levam os alimentos.

Segundo a coordenadora pedagógica do ensino fundamental no turno da tarde, Maria do Socorro da Costa Rodrigues, a Semana do Folclore, em agosto, é um dos eventos que intensificam as atividades na escola, assim como o período das festas juninas. “Os alunos envolvem-se por inteiro”, afirma.

Na Escola Manoel Bastos, um grupo folclórico, Os Cangaceiros do Sertão, integrado por alunos, professores e membros da comunidade, participa de apresentações na própria escola e em instituições de ensino até de municípios vizinhos. A cada ano, o grupo adota trajes diferentes, sempre com base em elementos regionais. Em 2011, a indumentária homenageia Lampião e Maria Bonita.

Na segunda-feira, 24, terá início a Semana Cultural de Itaueira, em comemoração aos 59 anos do município. Cada instituição de ensino da cidade participará com uma apresentação. A Escola Manoel Bastos optou pelo resgate político do município. Alunos e professores fizeram pesquisas sobre todos os políticos que administraram a cidade e entrevistaram ex-prefeitos ou familiares dos que já morreram. Agora, preparam-se para participar de desfile, no qual alguns alunos estarão caracterizados como antigos prefeitos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições