Nove universidades desistiram do Enem

Nove universidades desistiram do Enem

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Depois da UFF (Universidade Federal Fluminense), da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) e de faculdades estaduais e particulares, agora é a vez da UFG (Universidade Federal de Goiás) desistir do Enem. A nota do exame seria usada na primeira fase da federal, marcada para 29 de novembro.

A decisão foi tomada na última quinta-feira, 15. Se o uso da pontuação do Enem fosse mantido, a as aulas só começariam no final do mês de abril, afirma a pró-reitoria de graduação da universidade.

As datas de prova do vestibular da UFG, no entanto, foram mantidas. Além da primeira primeira fase em 29 de novembro, a segunda etapa continua em 20 e 21 de dezembro.

O prazo de inscrições da Federal de Goiás foi prorrogado para o dia 22 de outubro - pedidos devem ser feitos pelo site da universidade.

UFF

A Federal Fluminense não vai usar a nota do Enem na primeira fase do vestibular deste ano. A pontuação do exame, entretanto, poderá ser usada como bônus na nota final do processo seletivo, dependendo do desempenho do candidato.

A mudança ocorre devido ao adiamento do Enem para 5 e 6 de dezembro, após a prova ter sido cancelada. Candidatos ao vestibular, entretanto, têm uma boa notícia: as inscrições para a universidade serão reabertas - o prazo vai de 27 de outubro a 5 de novembro.

A primeira fase da prova vai ser realizada em 29 de novembro e a segunda fase, em 20 de dezembro.

Ufop

A Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) havia informado na sexta-feira (9) que deixaria de usar o Enem como primeira fase de seu vestibular.

O processo seletivo da universidade, neste ano, vai ser formado apenas pela prova da segunda fase e pelo exame de aptidão, que não é obrigatório para todos os cursos.

As datas do vestibular continuam as mesmas. A segunda estapa está marcada para o dia 20 de dezembro e a prova de habilidades será nos dias 22, 23, e 24 de janeiro de 2010.

USP 

Pela primeira vez desde 1998, a USP não vai usar o Enem para compor a nota do seu vestibular. Os candidatos teriam 20% de bônus para acrescentar à nota da primeira fase. Além disso, para alunos de escolas públicas que participam do Inclusp - programa de iclusão social da universidade - o bônus de 6% será baseado apenas no desempenho do candidato no processo seletivo.

Já as datas da Fuvest permanecem as mesmas. A primeira fase está marcada para o dia 22 de novembro e a segunda para os dias 3, 4 e 5 de janeiro de 2010.

Unicamp

A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) optou por não utilizar a nota do Enem - que ajudaria com 20% da nota - na primeira fase do processo seletivo.

A decisão está de acordo com o artigo. 11, parágrafo 2º do edital do vestibular 2010, que diz que se as notas do Enem não estiverem disponíveis até o dia 30 de novembro, elas não serão usadas por falta de tempo hábil.

A primeira fase da Unicamp está marcada para o dia 15 de novembro. A segunda fase será entre 10 e 13 de janeiro de 2010. Os candidatos tem até hoje para pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 115.

Mackenzie

A Universidade Mackenzie anunciou na quinta-feira, 8, que também deixará de usar a nota do Enem no seu vestibular 2010. De acordo com a instituição, o adiamento do exame impossibilitou o aproveitamento de seu resultado.

Até então, os candidatos poderiam aproveitar até aproximadamente 30% da nota do Enem no processo seletivo da universidade. O vestibular do Mackenzie está marcado para os dias 10 e 12 de dezembro e os interessados em participar têm até o dia 17 de novembro para se inscrever no site da instituição.

Senac

Por conta da nova data do Enem, o Centro Universitário Senac alterou a data da prova do seu vestibular 2010. O exame, que aconteceria em 6 de dezembro, foi remarcado para o dia 12 do mesmo mês.

A notas das edições do Enem de 2007 e 2008 serão aproveitadas no vestibular deste ano. A nota de 2009 já não seria usada, mesmo antes do adiamento do exame nacional, porque o resultado não sairia a tempo para o processo do Senac.

PUC-SP e PUC-Campinas

A PUC-SP e a PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica) também decidiram não contar com a nota do Enem no vestibular 2010.

O vestibular da PUC-SP acontecerá no dia 29 de novembro. O prazo de inscrição para o processo seletivo vai do dia 19 de outubro a 24 de novembro. A divulgação da primeira chamada está marcada para o dia 22 de dezembro.

Postado por: Felipe Pinheiro

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições