Novo reitor da USP toma posse fora da universidade nesta segunda-feira

Novo reitor da USP toma posse fora da universidade nesta segunda-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

O novo reitor da USP (Universidade de São Paulo), João Grandino Rodas, toma posse do cargo às 16h desta segunda-feira (25), em sessão solene na Sala São Paulo, no centro da capital paulista.

Rodas, que atualmente dirige a Faculdade de Direito da USP, foi nomeado o 26º reitor em decreto assinado pelo governador de São Paulo, José Serra. A cerimônia acontece fora do campus da universidade.

O nome de Rodas foi escolhido a partir de uma lista com três nomes, selecionados em votação. Ele era o segundo da lista, atrás de Glaucius Oliva, diretor do Instituto de Física de São Carlos.

O governador tem autonomia para indicar o novo reitor, mas, tradicionalmente, a escolha acaba sendo pelo primeiro colocado.

A última vez em que a tradição foi quebrada, como aconteceu neste ano, foi em 1981. Naquele ano, o então governador Paulo Maluf escolheu Antônio Hélio Guerra Vieira como reitor da universidade - Vieira era o quarto colocado de uma lista de seis nomes, como previsto na votação da época.

Mudar o processo eleitoral

Em entrevista de uma hora ao R7, concedida no dia 13 de novembro, mesma data em que foi escolhido reitor por Serra, Rodas disse que a mudança do processo eleitoral da USP será uma das primeiras pautas de reunião do CO (Conselho Universitário).

Primeira parte da entrevista - novo reitor da USP promete mudar processo de eleição

Segunda parte da entrevista - USP precisa de verba do BNDES, afirma Grandino Rodas

O novo reitor também falou que houve uma mobilização para mantê-lo fora da lista de candidatos ao cargo que seria enviada ao governador do Estado. Ele sugeriu que a ação teve apoio da ex-reitora da USP, Suely Vilela.

Rodas afirma que promoverá uma discussão ampla sobre eleições e poder na universidade ao longo de sua gestão.

O objetivo é aumentar a representatividade, tanto de professores quanto de alunos e funcionários.

Gigantismo

O novo reitor será responsável por administrar uma área de 76 milhões de metros quadrados, contando todos os campi da USP.

Segundo o último anuário estatístico da universidade, são mais de 86 mil alunos matriculados em quase 250 cursos oferecidos em unidades espalhadas por sete cidades paulistas.  Também estarão sob suas mãos cerca de 5.400 professores e 15.200 funcionários.

Perfil

Em 1969, Rodas se graduou em pedagogia e em direito, na USP. No ano seguinte, se formou em letras pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira dos Padres Jesuítas. Ele também é diplomado em música.

O professor possui ainda possui três mestrados: ciências político-econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1970; direito pela Universidade de Harvard, em 1978; e diplomacia pela Fletcher School Of Law And Diplomacy, em 1985.

Na década de 70, Rodas obteve, também pela USP, os títulos de doutor (1973) e de livre-docente (1976).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições