MENU

Olimpíada Brasileira de Matemática contou com a participação de 700 mil alunos

Olimpíada Brasileira de Matemática contou com a participação de 700 mil alunos

Atualizado: Quinta-feira, 13 Novembro de 2008 as 12

Mais de 700 mil alunos participaram no último sábado, 8 de novembro, da segunda fase da quarta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). São alunos de quinta à oitava série (sexto ao nono ano) do ensino fundamental e do ensino médio de 35.913 escolas públicas, de 5.395 municípios brasileiros, que fizeram a prova em cerca de 7.400 centros de aplicação em todo o país. Os resultados serão divulgados em fevereiro de 2009.

A Obmep é uma promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação, com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem como objetivo incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das escolas públicas dos anos finais do ensino fundamental e de todo o ensino médio.

Premiação

Para a quarta edição da Obmep, serão premiados 3 mil alunos, sendo 300 com medalhas de ouro, 900 com medalhas de prata e 1.800 alunos com medalhas de bronze. Esses alunos premiados também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica da OBMEP e, com isso, receber uma bolsa de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

veja também