MENU

Olimpíada começa a selecionar candidatos para fase nacional

Olimpíada começa a selecionar candidatos para fase nacional

Atualizado: Sexta-feira, 29 Outubro de 2010 as 4:10

Os 125 estudantes do nono ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio selecionados na fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, no gênero crônica, participam, de 3 a 5 de novembro, em Curitiba, da etapa regional do concurso. Desse grupo de autores serão escolhidas as 38 melhores crônicas que vão para a fase nacional. O encontro será no Tulip Inn Santa Felicidade, no bairro Santa Felicidade.

A dinâmica da fase regional montada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade que coordena a olimpíada, divide os estudantes em quatro grupos, que ficam em salas separadas. Dois formadores por sala orientam as atividades de produção e aperfeiçoamento dos textos.

O mesmo esquema acontece com os 125 professores de língua portuguesa que acompanham os alunos. Nos três dias de encontro, alunos e professores participam também de atividades culturais e recreativas.

Calendário – O Cenpec elaborou um calendário para o mês de novembro que compreende quatro encontros regionais, um para cada gênero literário. Depois de Curitiba, de 8 a 10 de novembro, acontece o encontro regional da modalidade poema, em Fortaleza, para alunos do quinto e do sexto ano do ensino fundamental; de 10 a 12, em Belo Horizonte, será o encontro do gênero memória, com alunos do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental; e de 16 a 18, em São Paulo, o tema é artigo de opinião, para os concorrentes do segundo e terceiro ano do ensino médio. Em cada gênero literário participam 125 estudantes selecionados nas fases anteriores da olimpíada.

Ao final dos encontros regionais, 152 estudantes, sendo 38 por categoria, irão à etapa nacional, prevista para 29 de novembro, em Brasília, quando serão anunciados os 20 vencedores, cinco por gênero literário.

Trajetória – A Olimpíada de Língua Portuguesa teve em 2010 a participação de 141.332 professores e 59.803 escolas públicas de educação básica. Educadores e unidades de ensino representam as 27 unidades da Federação e 5.488 dos 5.565 municípios brasileiros. O Lugar Onde Vivo é o tema que orienta os trabalhos de alunos e professores. A competição é promovida pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social e coordenada pelo Cenpec.

Por: Ionice Lorenzoni

veja também