Olímpiada da Língua Portuguesa tem encontro em Fortaleza para definir semifinalistas

Olímpiada da Língua Portuguesa tem encontro em Fortaleza para definir semifinalistas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:31

A terceira oficina regional de leitura e escrita da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro teve início na quarta-feira, 29 de outubro, em Fortaleza. Com duração de três dias, o encontro terá, nesta sexta-feira, 31/10, a premiação dos semifinalistas, no Teatro José de Alencar.

Participam da oficina na capital cearense 35 alunos e 35 professores de quarta e quinta séries (quinto e sexto anos) do ensino fundamental do Maranhão, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, classificados na categoria poesia. Todos os semifinalistas, alunos e professores, ganharão medalhas de bronze e livros. O grupo de estudantes — 13 de escolas do Ceará, oito do Maranhão, oito do Piauí e seis do Rio Grande do Norte — participa da semifinal com seus professores de língua portuguesa. Nas oficinas, as poesias serão avaliadas por uma comissão julgadora.

Já foram definidos os finalistas das regiões Sul e Sudeste. Seguem para a final dez alunos de escolas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e nove de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

As próximas oficinas regionais serão realizadas em Goiânia, de 3 a 5 de novembro, para alunos do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Belém, de 10 a 12 de novembro, para os do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; Recife, de 12 a 14 de novembro, para os de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Sergipe; e em São Paulo para os alunos do estado, de 17 a 19 de novembro.

Na edição deste ano, a olimpíada tem como o tema O Lugar Onde Vivo, nos gêneros poesia (quarta e quinta séries ou quinto e sexto anos), memórias (sétima e oitava séries ou oitavo e nono anos), e artigo de opinião, para a segunda e a terceira séries do ensino médio, exclusivamente para alunos das redes públicas. Os finalistas das três categorias vão se encontrar em Brasília, em 1º de dezembro, para a premiação dos 15 melhores trabalhos, cinco por gênero.

O concurso é promovido pelo Ministério da Educação, Fundação Itaú Social e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Os objetivos são os de estimular a leitura e resgatar o prazer de escrever.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições