MENU

Olimpíada de Algoritmo Hostnet bate recorde de inscrições

Olimpíada de Algoritmo Hostnet bate recorde de inscrições

Atualizado: Terça-feira, 7 Outubro de 2008 as 12

O prazo das inscrições encerrou com total de 74 escolas técnicas de 16 estados brasileiros, com destaque para Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. As equipes inscritas participam da primeira fase, dia 10 de outubro nos próprios estados. Os 15 finalistas ganham viagem e hospedagem para Foz do Iguaçu (PR) para concorrerem ao grande prêmio na sede da hidrelétrica de Itaipu, no dia 31 de outubro.   

Entre os convidados para participar da premiação, no dia 1º de novembro, estão Jon "Maddog" Hall, Luli Radfahrer e Gustavo Guanabara. Os três palestrantes fazem parte do seleto grupo de especialistas que falarão sobre suas experiências.  "O evento representa a grandiosidade das nossas idéias. O cenário [o local, o fórum] faz com que a Olimpíada ainda ganhe mais força e que motive os estudantes de hoje tenham grande destaque profissional", anuncia o diretor de Marketing da Hostnet Kauê Linden.

Os estudantes do Colégio Técnico de Juiz de Fora estão contando os dias para a prova e se preparam em grupos de estudos. “A escola teve grande procura e já tem planos para adotar uma olimpíada interna pensando no critério de avaliação para as próximas edições da OAH e para exercitar a disciplina no colégio”, explica o professor Hilton Cardoso. De acordo com ele, os profissionais recém formados de tecnologia encontram um grande retorno no mercado da região, com forte procura de empresas e indústrias.  

Em Rio Verde (GO), os alunos do Cefet-Goiás descobriram a OAH lendo uma reportagem sobre a competição no principal jornal do estado e logo foram atrás do professor e dos requisitos para participar. Os três representantes foram selecionados por uma avaliação e hoje o grupo revisa a disciplina em sala de aula e adianta, junto com o professor, o conteúdo que ainda não foi visto. “Não criamos expectativas, o nosso objetivo é participar e não necessariamente se classificar. Com certeza ir para a final significaria uma grande vitória para os alunos”, aponta o professor André da Cunha.  

Confira o número de escolas inscritas por estado, para a primeira fase do OAH:  

RJ – 23

SP – 16

MG – 9

RS – 7

TO – 3

PE, SE, GO e AM – 2, cada

AL, BA, ES, PA e RN – 1, cada

Latinoware

Em paralelo com a OAH, os estudantes e professores finalistas ganham convites para o Latinoware, principal congresso de Software Livre na América Latina, no mesmo local, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro.  A programação conta com palestras, mini-cursos, Prêmio Latinoware de Software Livre 2008, III Olimpíada de Robótica, entre outras.

veja também