Oportunidade de emprego para professores universitários

Oportunidade de emprego para professores universitários

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

O início do ano é o melhor momento para os professores que estão em busca de uma oportunidade no meio acadêmico. Isso porque, o número de vagas oferecidas nas instituições de Ensino Superior cresce e muitas das vagas já ocupadas são reabertas pela saída dos antigos profissionais. E este ano, em virtude da implementação do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) as chances de ingresso aumentaram de maneira significativa.

Em novembro de 2007, o Ministério da Educação aprovou a contratação de 2.800 docentes no sistema federal para atender o programa de expansão da educação pública superior e também repor cargos vagos em função de aposentadorias e demissões. As vagas foram distribuídas entre as 58 IFES (Instituições Federais de Ensino Superior), de acordo com os projetos apresentados pelos reitores. A partir daí, cada instituição teve autonomia para lançar seu próprio edital. Algumas delas já concluíram a seleção, mas outras ainda estão no processo de inscrição.

Este é o caso da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), que realiza concurso público para preencher seu quadro de docentes. Ao todo, são oferecidas 221 vagas para os cargos de Professor Adjunto, Assistente e Auxiliar. Há oportunidades nas mais variadas áreas e nos campi de Cuiabá, Rondonópolis, Médio Araguaia e Sinop. Os interessados podem se inscrever até 4 de abril. (Clique aqui e saiba mais sobre esse concurso)

A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) também está em busca de novos professores para atuar nos campi de Vitória de Santo Antão e do Agreste. Ao todo, são oferecidas 39 vagas nas áreas de Gestão, Formação de Docente, Tecnologia, Design e Saúde. As inscrições para as oportunidades no Agreste seguem até 24 de abril. Já o prazo para as demais vagas terminam no próximo dia 14/03. (Clique aqui e saiba mais sobre esse concurso)

Mas não são só as Instituições Federais que estão com as inscrições abertas para concursos públicos de professores. A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) oferece diversas vagas para os centros Biomédico, de Educação e Humanidades e de Tecnologia e Ciências. Os prazos de inscrições variam de acordo com a oportunidade. (Clique aquie saiba mais sobre esse concurso)

Mural de vagas

Estão reunidas cerca de 300 vagas espalhadas por todas as regiões brasileiras, em instituições públicas e privadas. Há oportunidades nas diversas áreas do conhecimento, para os cargos de Professor Adjunto, Assistente e Auxiliar. Os salários oscilam entre R$ 769,08 e R$ 5.549,41mensais.

Os pré-requisitos variam de acordo com a vaga. No entanto, para o cargo de Professor Assistente é exigido o título de mestre e para Professor Adjunto, o diploma de doutor. Em geral, os processos seletivos são compostos de prova escrita e didática, além de análise de currículo.

Para mais detalhes sobre tais oportunidades, clique aqui.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições