Para alunos, exame da Unesp foi "cansativo"

Para alunos, exame da Unesp foi "cansativo"

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O primeiro dia de prova da segunda fase do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista), neste domingo (20), contou com questões de dificuldade média, segundo alunos e professores. A principal crítica em relação ao exame por parte dos professores foi que o reduzido número de perguntas por disciplina teria tornado a avaliação pouco abrangente. Para os alunos, o novo formato deixou a prova cansativa.

Coordenador-geral do Anglo, Nicolau Marmo fez considerações negativas sobre o conteúdo abordado:

''Isso foi uma prova de conhecimentos gerais. As questões estavam muito bem elaboradas, mas acho difícil selecionar um candidato ao curso de engenharia com apenas três questões de matemática e três de física''.

O estudante André Bighette, de 26 anos, também criticou o exame. É a terceira vez que ele presta o vestibular da Unesp:

''É importante ter uma noção geral das matérias, mas não dessa forma. A prova tem de ser mais focada na área que cada um escolheu. Quero ser músico, mas posso não conseguir porque esbarrei em química no vestibular. Isso não faz sentido''.

Até o ano passado, o vestibular da Unesp era realizado em fase única, com três dias de prova e perguntas específicas que variavam de acordo com o curso escolhido. Este ano ele passou a ter duas fases, sendo a primeira com questões de múltipla escolha e eliminatória e, a segunda, com perguntas discursivas iguais para todos os candidatos.

Ontem, os alunos enfrentaram 12 questões de ciências humanas (história, geografia e filosofia) e 12 de ciências da natureza (biologia, física, química) e matemática. Wilian Nabechima, de 20 anos, que prestou ciências da computação, disse que o novo modelo deixou a prova muito cansativa. E revelou que teve mais dificuldade em história e geografia. Esta última, em particular, foi alvo de muita reclamação por conta de uma questão na qual havia uma linha traçada no mapa e o candidato tinha de responder quais eram os principais relevos e solos da região.

Dos 27.278 aprovados em primeira fase, 8% não compareceram ontem. Hoje, será realizado o segundo dia de provas da segunda fase. Os candidatos farão as provas das disciplinas de linguagens (língua portuguesa, literatura, inglês, educação física e arte), além da redação. As informações são do Jornal da Tarde.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições