Passei em mais de uma universidade, e agora, qual devo escolher?

Passei em mais de uma universidade, e agora, qual devo escolher?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Foram muitos e intensos meses de estudos. Verdadeiras maratonas de provas para os mais concorridos vestibulares do Brasil. Após a ansiedade e o estresse causados pela espera da lista dos aprovados, a tão sonhada vaga na universidade foi alcançada. E se você passou em mais de uma, como escolher pela melhor? O momento não é tão angustiante como o período de provas, mas também, passa longe de ser tranqüilo.

Para a coordenadora pedagógica da Oficina do Estudante, Daniela Migliorini, a escolha não pode ser influenciada pela emoção. É necessário avaliar alguns critérios técnicos. "O aluno não pode optar pela universidade por gostar da cidade onde está localizada ou por ter ligação com amigos ou familiares que estudaram nela. Ele deve levar em conta a estrutura física disponibilizada, corpo docente e também a grade de disciplinas do curso", explica.

Após analisar todas as opções, chegou a hora da escolha. Uma boa formação acadêmica pode refletir no sucesso da carreira profissional. "Observando todas as características de cada universidade, dificilmente a decisão não será a correta. E, universidade escolhida, matrícula feita, chegou a hora de estudar, estudar, estudar e, com juízo, aproveitar também", complementa Daniela.

Coordenadora pedagógica da Oficina do Estudante, Daniela Migliorini dá dicas para se fazer uma boa escolha em situações como esta:

- Analisar a grade curricular do curso, permite identificar o tipo de formação oferecida por cada uma das universidades. As com maior quantidade de laboratórios, tendem a proporcionar uma formação mais prática e menos teórica, por exemplo.

- Verificar a quantidade de professores por aluno. Em geral, as melhores universidades são as que apresentam maior número de docentes por estudante, permitindo assim formação mais individualizada e, por conseguinte, mais consistente.

- Pesquisar as características físicas dos espaços que realmente importam em uma instituição de ensino, ou seja, laboratórios e bibliotecas. Não se trata de escolher o lugar mais bonito, mas o com as melhores condições para as atividades de ensino-aprendizagem.

- Considerar a titulação dos professores. Universidade com maior número de mestres e doutores apresenta maior vocação para pesquisa e, portanto, tende a oferecer melhor formação acadêmica.

Oficina do Estudante

A Oficina do Estudante tem 14 anos de atuação no mercado de cursinhos pré-vestibulares e colégios técnicos. Utilizando o Sistema Didático Etapa, a Oficina possui atividades extra-classe, como oficinas temáticas, debates, workshops, palestras, oficina cidadania, oficina radical e oficina cultural. Em 2008, o centro educacional implantou o ISSO!, curso preparatório para concursos públicos que exigem nível médio e superior. O plano de expansão da Oficina inclui a implantação de Ensino Médio em 2010.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições