Pesquisa ajuda agricultores a diversificar lavouras no Sul

Pesquisa ajuda agricultores a diversificar lavouras no Sul

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o Ministério do Desenvolvimento Agrário firmaram termo de cooperação para realização de pesquisa em áreas cultivadas com tabaco na região Sul. O trabalho de campo teve início este mês e será encerrado em outubro.

O ministério destinará recursos de R$ 114 mil à universidade para aquisição de equipamentos e oferecimento de bolsas de mestrado. ''Esse acordo é de fundamental importância para a universidade, pois envolveremos produtores responsáveis por grande parte dos recursos da região Sul'', disse o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli. ''O impacto poderá ser sentido diretamente no ensino e na extensão, com a diversificação da produção na agricultura familiar''.

A assinatura do termo de cooperação ocorreu durante o seminário Diversificação na Agricultura Familiar, realizado em maio, em Curitiba. No encontro, os produtores foram orientados sobre a necessidade de diversificação de lavouras, tendo em vista convenção sobre as gradativas restrições ao fumo.

Além do argumento econômico, de que o consumo do tabaco vai diminuir, outros aspectos foram citados para justificar a necessidade de substituir o tabaco por outras culturas rentáveis. Entre eles, os danos à saúde e o aumento da incidência de câncer em produtores, conseqüência da elevada exigência de agrotóxicos nas lavouras. Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina concentram a maior produção de fumo no país.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições