Petrobras e UFPE inauguram centro para pesquisas na área de confiabilidade e análise de risco na engenharia de poços

Petrobras e UFPE inauguram centro para pesquisas na área de confiabilidade e análise de risco na engenharia de poços

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

A UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) inaugura, nessa quinta-feira, 6 de agosto, às 10h, as novas instalações do Ceerma (Centro de Estudos e Ensaios em Risco e Modelagem Ambiental).

Com infraestrutura de ponta, o Ceerma é hoje um dos mais modernos laboratórios do mundo para ensaios de confiabilidade e análise de risco na engenharia de poços. A construção deste centro na UFPE faz parte uma estratégia da Petrobras de investimentos em universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Já são mais de 100 instituições em todo o Brasil que, articuladas em redes temáticas e núcleos regionais, desenvolvem pesquisas em áreas de interesse da Petrobras.

Neste mesmo prédio, ainda será instalado um Shaker UDS 12000, aparelho que submete equipamentos a testes de vibração e choque para simular as reais condições operacionais a que eles ficarão submetidos e, desta forma, avaliar a sua integridade. Este será o maior shaker disponível na América Latina em termos de carga, aceleração e deslocamento.

Até o final de 2012 será construído outro prédio na UFPE para abrigar, ao lado do Ceerma, o CETEC (Centro de Estudos e Testes de Confiabilidade), também com recursos da Petrobras. Nele, serão construídos quatro poços de 12 metros de profundidade para realização de testes de confiabilidade de equipamentos e um poço de 120 metros de profundidade para testes de vazão.

Estes investimentos na UFPE estão no âmbito da Rede Temática de Monitoração, Controle e Automação de Poços, coordenada pela Petrobras. Além UFPE, fazem parte desta rede as seguintes instituições: PUC-RJ (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), LNLS (Laboratório Nacional de Luz Sincroton) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições