Plano nacional 'consolida cultura da qualidade' na educação, diz Haddad

Plano nacional 'consolida cultura da qualidade' na educação, diz Haddad

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (15) que o Plano Nacional de Educação (PNE) para o período 2011-2020, enviado ao Congresso pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, "consolida a cultura da qualidade" na gestão da educação no país.

"O grande diferencial do plano é que ele consolida a cultura da qualidade. Ele não é um plano que mira quantidade, é um plano que mira quantidade e qualidade", afirmou Haddad. "As metas têm que ser lidas em voz alta pela sociedade nos próximos anos", disse.

Segundo o Ministério da Educação, o projeto do novo PNE prevê dez diretrizes e 20 metas com estratégias específicas para concretização na sociedade. Haddad listou algumas das metas.

"O salário dos professores, em média, não pode continuar inferior ao salário das demais categorias profissionais. O diretor de escola não pode ser escolhido por critérios políticos", exemplificou Haddad.

O projeto do PNE segue para o Congresso para ser analisado e referendado por deputados e senadores, a partir do próximo ano. "A nossa expectativa junto ao Congresso é de que ele se fixe ao conjunto de metas, para que o número de metas não aumente muito", disse Haddad.

A cerimônia de assinatura do plano ocorreu pouco antes de o presidente Lula lançar no Palácio do Planalto o documento "Brasil 2003 a 2010", uma espécie de relatório de todas as ações realizadas pelo governo ao longo dos dois mandatos de Lula.

Por: Robson Bonin

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições