Plano pretende erguer 4,9 mil creches em 1,4 mil municípios

Plano pretende erguer 4,9 mil creches em 1,4 mil municípios

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:27

A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da educação, Fernando Haddad, anunciam nesta quinta-feira, 15, em Brasília, o plano de ampliação da rede de creches e pré-escolas municipais, além da construção e cobertura de quadras esportivas escolares. Os projetos integram ações do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal.

A nova etapa do programa de construção de creches e pré-escolas prevê possíveis 4.943 novas unidades em 1.466 municípios. Somadas com as 1.484 já em construção em 1.040 municípios, será superada a meta de seis mil unidades previstas. A construção das unidades de educação infantil está entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) — a de atender 100% das crianças de quatro e cinco anos até 2016 e 50% das crianças até três anos, estabelecida para 2020.

O PAC prevê também a cobertura de quadras esportivas em escolas públicas. Pelas previsões, serão edificadas 6.116 quadras e cobertas outras cinco mil até 2014. Este ano, foi aprovada a construção de 750 quadras em escolas municipais de todo o Brasil. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) oferece dois projetos de unidades de educação infantil. O do tipo B tem capacidade para 240 crianças até cinco anos de idade, com atendimento em dois turnos. São oito salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria e sanitário para pessoas com deficiência, entre outros ambientes. O do tipo C atende 120 crianças, também em dois turnos, com quatro salas pedagógicas e os mesmos espaços previstos no tipo B. O do tipo A é elaborado pelas prefeituras, de acordo com padrões de qualidade exigidos pelo FNDE. No caso da quadra de esportes, o projeto é único.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições