Prazo para envio de textos da Olimpíada de Língua Portuguesa foi prorrogado até 20/8

Prazo para envio de textos da Olimpíada de Língua Portuguesa foi prorrogado até 20/8

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

O prazo para envio dos textos da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi prorrogado para o dia 20 de agosto. As escolas participantes devem enviar os textos de seus alunos às secretarias de Educação para a primeira seletiva. O prazo inicial acabaria nesta segunda-feira (16). Na edição de 2010, a competição recebeu inscrições de 60 mil escolas de 5.488 municípios.

Todos os participantes terão que escrever um texto sobre o tema O Lugar Onde Vivo. Para os estudantes do 5º e 6º anos, o formato deve ser de poesia. Os alunos do 7º e 8° anos participam com dissertações do tipo memória. Os concorrentes que cursam do 9° ano do ensino fundamental ao 1° ano do ensino médio escreverão crônicas e os estudantes do 2° e 3° anos do ensino médio participam com artigos de opinião.    A olimpíada será realizada em cinco etapas: escolar, municipal, estadual, regional e nacional. Veja como funcionará cada uma dessas etapas e as respectivas premiações no regulamento .

Para avaliar os trabalhos, foram formadas comissões julgadoras com educadores, especialistas de universidades e representantes de entidades ligadas à educação. Cada escola deve escolher os melhores trabalhos que disputam uma seleção municipal. Em seguida, há uma etapa estadual, em que são escolhidos os 500 melhores textos, que vão participar de uma seleção regional, com 152 classificados. Por fim, a etapa nacional escolhe e premia os 20 melhores trabalhos.

Os semifinalistas, finalistas e vencedores serão anunciados em eventos que ocorrerão durante o ano de 2010 em datas, locais e horários a ser informados no endereço eletrônico www.escrevendoofuturo.org.br .

O programa, criado em 2002 pela Fundação Itaú Social, foi adotado pelo MEC (Ministério da Educação) em 2007 e transformado em política pública.  A primeira edição, realizada em 2008, conseguiu envolver 6 milhões de alunos.

Mais informações no site do concurso .

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições