Pró-reitores debatem em evento interação com as comunidades

Pró-reitores debatem em evento interação com as comunidades

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

Teve início nesta terça-feira, 12 de maio, em Brasília (DF), reunião do fórum de pró-reitores de extensão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Eles discutem a função das extensões nos campi dos institutos e nas comunidades onde estão inseridos. A reunião será encerrada na quarta, dia 13.   

Os institutos são um novo modelo de instituição de educação profissional, com campi espalhados pelo interior dos estados. ''Temos que conhecer a realidade dos campi que compõem os institutos federais para identificar as demandas das pessoas que não estão na instituição'', explica a professora e coordenadora do Fórum, Carla Nogueira. A meta é fazer com que as demandas da comunidade inspirem as políticas educacionais de cada instituto.

As novas instituições nasceram com o compromisso de trazer desenvolvimento para suas regiões. A oferta de cursos, por exemplo, leva em consideração o arranjo produtivo local dos estados. O evento desta semana tem como foco a extensão acadêmica, área que, por definição, prevê o contato com a comunidade. Também serão discutidos indicadores acadêmicos, concepção e regulamentação da extensão, além do papel dos Pró-reitores de extensão.

Articulação

Um dos participantes do seminário, o secretário de articulação de políticas do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Ronaldo Garcia, falará sobre a parceria entre o fórum e o MDS. A intenção é desenvolver um projeto de extensão que gere inclusão sócio-produtiva. O Fórum de pró-reitores de extensão se reúne sistematicamente desde 2006.

Postado por: João Neto

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições