MENU

Professor Pasquale coloca Reforma Ortográfica em Pauta na Bienal do Livro

Professor Pasquale coloca Reforma Ortográfica em Pauta na Bienal do Livro

Atualizado: Quinta-feira, 21 Agosto de 2008 as 12

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse em Lisboa (Portugal), que o governo está trabalhando um cronograma de execução do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e que o decreto sobre a unificação pode ser colocado em consulta pública no Brasil dentro de um mês. A expectativa do ministro é de que esse processo de unificação possa ser concluído no país até 2011.

Para Pasquale Cipro Neto, a mudança interessa muito mais ao Brasil que a Portugal. ''Já houve várias tentativas de criar uma normatização única para os sete países. Por trás disso há o interesse do Brasil em vender livros didáticos para Angola. Acredito que as modificações previstas para este processo são desnecessárias e não tocam em pontos importantes como a extinção do hífen”, diz.

O professor ainda lembra que a unificação é uma questão muito complicada e que pode não agradar a todos os países. ''É como se alguém entrasse na sua casa mudando tudo de lugar. Muitas coisas que já estão consagradas e assimiladas podem mudar, mas estão gravadas pela memória visual das pessoas. Não há duvidas de que novas regras impostas por um acordo vão gerar um clima de insatisfação muito grande”, acredita.

Pasquale Cipro Neto é professor e apresentador do programa Nossa Língua Portuguesa, transmitido pela TV Cultura. No Brasil, escreveu mais de seis livros sobre a gramática da língua portuguesa.

veja também