Professor - Qual o perfil do profissional da educação?

Professor - Qual o perfil do profissional da educação?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:32

Por: Carlos Remontti

A realidade do professor de hoje é muito diferente de algumas décadas. Atualmente, o profissional deve cada vez mais estar atualizado para acompanhar os avanços educacionais e tecnológicos. E isso implica diretamente em muito estudo e leitura.

A esse constante estudo dá-se o nome de formação continuada, que se baseia na coletividade e na reflexão. Dessa forma, o professor torna-se agente de sua formação e a escola o local de seu crescimento profissional.

O perfil desse novo professor passa diretamente pela necessidade de uma reflexão sobre as práticas pedagógicas que, após esse processo, deverá ser direcionada aos interesses dos alunos.

Além das técnicas e práticas, a formação hoje também depende muito de uma série de fatores extraclasse, tais como: criatividade, dinâmica e, talvez o mais adequado para o dia-a-dia, o improviso. 

Para a universidade, cabe o papel de oferecer subsídios na formação do profissional, porém, essa não é a única maneira de formar um professor. Uma boa graduação não é o bastante, é necessário atualizar-se sempre e isso implica diretamente no processo da formação continuada.

O perfil do profissional de hoje se completa ao assumir que ele também é o próprio produtor de sua profissão.  Se desenvolver, conhecer seus alunos e refletir sobre seu papel na sociedade. Esses são basicamente os critérios que formam o perfil do novo professor do século 21.

Leia também:

Ensino Público Ensino Público x Ensino Privado Educação - Conceitos Professor - Qual o perfil do profissional da educação? O professor e as novas tendências educacionais  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições