Professores da rede estadual do Maranhão paralisam aulas

Professores da rede estadual do Maranhão paralisam aulas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

Professores da rede estadual de ensino do Maranhão iniciaram uma paralisação nesta quarta-feira (1). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão, o protesto vai até a sexta-feira (10). Profissionais fizeram um protesto na Praça São Francisco, em São Luís.

Apesar da paralisação, a Secretaria da Educação do estado disse que as escolas funcionaram normalmente nesta quarta-feira. A rede tem cerca de 45 mil professores e 500 mil alunos.

O sindicato reivindica reajuste salarial e reclama de mudanças feitas em uma proposta de estatuto para a categoria, que está em negociação desde o início do ano. “Da noite para o dia, o governo convocou uma reunião e apresentou proposta com 21 dos 97 artigos negociados e disse que só poderia aprovar aquela proposta”, disse um dos diretores do sindicato, José dos Santos Brussio. A Secretaria de Educação afirmou que não poderá dar reajuste salarial aos professores devido à lei eleitoral, que proíbe aumentos antes das eleições. Ainda, segundo a secretaria, a proposta de revisão do estatuto do educador foi entregue ao sindicato há 20 dias, com o compromisso de vigorar no próximo ano, mas não houve retorno.

Em nota, o secretário de educação do Maranhão, Anselmo Raposo, disse que espera que as negociações sejam retomadas para que os alunos não sejam prejudicados.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições