Professores da rede estadual voltam às salas de aula nesta quinta

Professores da rede estadual voltam às salas de aula nesta quinta

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

O retorno dos professores às aulas na rede estadual de ensino está previsto para esta quinta-feira (29) nas escolas que aderiram à paralisação em Minas. Na data, começam os trabalhos de uma comissão para negociação salarial, conforme o que foi acordado entre sindicato e governo em termo de compromisso definido nesta quarta-feira (28). Ontem, a categoria anunciou o fim da greve, que durou 112 dias. Com a decisão, dois professores interromperam a greve de fome, que durava oito dias. Cerca de 30 educadores que estavam acorrentados dentro do plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais também suspenderam o protesto.

O calendário de reposição de aulas elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais prevê sábados e feriados como dias letivos. Para concluir o ano de estudo, os alunos vão precisar ter aulas em janeiro e fevereiro de 2012. Algumas escolas já iniciaram a reposição no último fim de semana.   A coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhos em Educação em Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Beatriz Cerqueira, destacou as atribuições da comissão. “Começa nesta quinta-feira o trabalho de uma comissão que tem o dever de apresentar a forma de posicionar a categoria no piso salarial”. Ainda segundo o sindicato, questões como reposição e outras demandas também vão ser pauta da comissão.

O governo afirmou que o fim da paralisação era condição para negociar com a categoria. “O governo não negocia com categorias em greve, essa é uma decisão de governo. Então tem de haver suspensão da paralisação para que possa constituir uma comissão de negociação”, falou a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola. Segundo ela, um termo de compromisso assegura a criação dessa comissão para discutir aprimoramentos e reposicionamentos tanto no modelo antigo como no modelo novo. “Quais serão esses aprimoramento isso é a matéria que a comissão vai discutir”, disse Ana Lúcia Gazzola.

Anúncio do fim da greve

Os professores da rede estadual de ensino decidiram suspender a greve da categoria durante reunião na noite desta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. De acordo com o Sindicato Único dos Trabalhos em Educação em Minas Gerais (Sind-UTE/MG), a categoria volta ao trabalho nesta quinta-feira (27), e as aulas nas escolas estaduais se normalizam ainda nesta semana.

Ainda segundo o Sind-UTE, a categoria segue em estado de greve e em outubro será feita uma assembleia para avaliação das negociações. A decisão dos trabalhadores foi tomada após uma reunião realizada na tarde desta terça-feira, na Cidade Administrativa, entre o secretário de estado do governo, Danilo de Castro, e deputados.

No encontro foram apresentadas algumas propostas aos professores grevistas. A Secretaria de Estado de Educação disse que as proposições já haviam sido feitas anteriormente.

Entre as propostas estão a criação de uma comissão para negociação salarial, formada por representantes do governo, deputados e sindicato; a reversão de algumas punições impostas a categoria decorrentes da greve; e a suspensão do Projeto de Lei 2.355/11, que prevê mudanças na política salarial dos servidores da educação do estado.

A secretária de educação, Ana Lúcia Gazzola, disse ao G1 que o ano letivo vai ser cumprido em todas as escolas de “forma correta”,  ou seja, como prevê a lei. A greve dos professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais durou 112 dias.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições