MENU

Professores ingleses encerram visitas às escolas da rede estadual do RJ

Professores ingleses encerram visitas às escolas da rede estadual do RJ

Atualizado: Segunda-feira, 1 Novembro de 2010 as 2:17

O Ciep Nação Mangueirense sediou, nesta sexta-feira (29/10), o encontro que marcou o encerramento das visitas do grupo de professores de Nottingham, Inglaterra, às unidades escolares da rede estadual de ensino.  A iniciativa, parceria entre o British Council e a Secretaria de Estado de Educação, promoveu, durante uma semana, o intercâmbio de experiências entre esses educadores e as equipes pedagógicas de nove escolas de diversas regiões do estado.

É o décimo ano do projeto do British Council, e o quinto em que o Brasil é escolhido como destino para a visitação. Nessa edição, o objetivo dos professores do Reino Unido foi conhecer melhor a integração da escola com a comunidade.

Eles visitaram as instalações do colégio, conheceram os projetos desenvolvidos na unidade e assistiram a apresentação da direção sobre os principais pontos trabalhados pela equipe pedagógica e seus resultados. O coordenador de projetos especiais do AfroReggae, Betho Pacheco, também esteve presente ao encontro para mostrar diversas atividades que a Seeduc promove em parceria com o grupo em várias escolas da rede.

Iane Mello, coordenadora nacional do projeto junto ao British Council, explicou que o resultado do trabalho superou todas as expectativas dos visitantes.

- Eles conheceram vários exemplos bem sucedidos de como levar a comunidade para dentro da escola, encurtando a distância entre pais e professores. O engajamento na questão da preservação do meio ambiente, com o aproveitamento de material reciclado e o trabalho de conscientização da comunidade promovida pelos próprios estudantes, foi outro ponto que surpreendeu o grupo de visitantes.

A coordenadora do projeto na Seeduc, Alessandra Ramasine, contou que todos ficaram impressionados com o potencial e iniciativa dos nossos alunos. Afirmou, também, que a jornada teve um saldo muito positivo em todos os sentidos, tanto na integração das equipes quanto na troca de experiências.

- Encerramos essa edição convencidos de que nossos visitantes saem daqui munidos de informações importantes e bastante motivados para desenvolver novas estratégias de integração em seu país. Eles foram unânimes em dizer que somos campeões em inovação.

O diretor do Ciep Nação Mangueirense, professor Carlos Barbosa lembra que esse é o segundo grupo de professores do projeto que visita a escola. E afirma que os encontros são extremamente positivos para o corpo docente da unidade.

- É um momento em que os nossos professores apresentam seus resultados para colegas que vêm de outra realidade. Ao elaborarmos a apresentação, acabamos criando um momento de reflexão e avaliação do nosso próprio trabalho. Será sempre um prazer receber nossos colegas ingleses.

O evento foi encerrado com a apresentação do grupo de arte e dança da escola, liderado pelo professor Marcos Rogério, e do Centro Cultural Cartola. Os alunos encantaram os convidados com performances que mostraram diversos ritmos brasileiros.

veja também