MENU

Programa Brasil-Alemanha está com inscrições abertas

Programa Brasil-Alemanha está com inscrições abertas

Atualizado: Segunda-feira, 22 Junho de 2009 as 12

Está aberto novo edital do Programa Brasil-Alemanha, fruto de parceria entre a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico). As inscrições devem ser feitas até o dia 28 de agosto.

O programa tem como objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica das IES (instituições de ensino superior) do Brasil e da Alemanha que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche ou pós-doutorado) e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.

O concurso vai selecionar projetos conjuntos de pesquisa com início das atividades no ano de 2010. O processo de seleção será feito em quatro fases: verificação da consistência documental; análise do mérito do candidato; priorização das propostas previamente aprovadas; e reunião mista entre Capes e DAAD, para decisão final.

Para poder se candidatar é preciso estar vinculado a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, de preferência com conceitos 5, 6 ou 7; contemplar a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas; e prever a publicação conjunta de artigos científicos e ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos.

Os candidatos devem planejar as atividades de seu projeto considerando a duração de dois anos. A bolsa pode ser prorrogada por mais dois anos, de acordo com a decisão das agências que cedem o financiamento.

Para acessar o edital, clique aqui .

veja também