Programa capacita profissionais para atuar na educação pública

Programa capacita profissionais para atuar na educação pública

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:32

O programa Formação pela Escola desenvolve em todo país, este mês, o primeiro curso de capacitação dirigido a profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos estaduais e municipais, representantes da comunidade escolar e da sociedade civil envolvidos com a educação pública. O treinamento começou por Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. Na semana passada, foi a vez de Goiás, São Paulo e Alagoas. Esta semana, estão previstos treinamentos em Mato Grosso, nos dias 9 e 10/04; Bahia, 8 e 9; Amapá, 9 a 11; e Rio Grande do Sul, 14 e 15.

A reunião técnica com tutores de Mato Grosso será realizada na Escola de Governo, em Cuiabá. O encontro na Bahia, previsto para Salvador, será voltado para os secretários municipais de educação, diretores de escolas, coordenadores e tutores do Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação). No Amapá, estão programados o curso para tutores municipais e a reunião técnica. Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) vão esclarecer dúvidas relativas aos programas apontadas por prefeitos, secretários de educação, tutores, orientadores e especialistas. No Rio Grande do Sul, serão capacitados 11 tutores estaduais e cinco  municipais, em Porto Alegre.

O Formação pela Escola, uma parceria entre o FNDE e a Seed, promove capacitação a distância com dois encontros presenciais (aulas inicial e final), nos quais os participantes tomam conhecimento dos detalhes da execução das ações e programas do FNDE. No encerramento do curso, os alunos apresentam um trabalho com suas experiências.

Um projeto-piloto foi executado entre 2005 e 2006 em municípios de Goiás, Ceará, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Foram formadas 240 turmas e capacitados 3.962 participantes nos módulos de competências básicas e temáticos, os quais tratam dos programas do livro didático, de alimentação e de transporte escolar e do Dinheiro Direto na Escola. No primeiro semestre deste ano, serão atendidos 410 municípios e 90 mil participantes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições