Programa Próximo Passo oferecerá qualificação profissional para mais de 170 mil beneficiários do Bolsa Família

Programa Próximo Passo oferecerá qualificação profissional para mais de 170 mil beneficiários do Bolsa Família

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Aprender uma profissão é o próximo passo para os beneficiários do Bolsa Família. E esse passo foi dado nesta terça-feira (1) por 2043 alunos fluminenses do programa de qualificação profissional do Bolsa Família nas áreas de Turismo e Construção Civil, o Próximo Passo.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, participou da formatura dos beneficiários do programa no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). O evento contou com a presença do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, que entregou o certificado aos alunos.

''As pessoas mais pobres deste país estão tendo a oportunidade de conseguir um emprego. Agora, elas já têm um diploma, querem e precisam trabalhar'', enfatizou o presidente.

O presidente brincou, ainda, que para ''quem se formou na área de turismo é melhor ainda, porque vai ganhar 1200 reais e ainda pode encontrar um artista''. Essa foi uma referência a uma aluna do curso de camareira, Margareth do Nascimento, moradora da Comunidade de Vigário Geral, contratada pelo Hotel Copa Sul. A carteira de trabalho de Margareth foi assinada pelo presidente da SindRio e representante do Copa Sul, Alexandre Sampaio. ''Vai ser bacana trabalhar com turismo e mostrar na prática o que eu aprendi. Com qualificação, poderei exercer melhor a minha profissão'', diz Margareth.

Com o Próximo Passo, até o final deste ano, 172,5 mil beneficiários do Programa Bolsa Família participarão de cursos de qualificação em turismo e construção civil nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Distrito Federal, São Paulo, Campinas, Santos, Curitiba e Porto Alegre. E nas capitais: Vitória, Goiânia, Palmas, São Luís, Aracaju, Maceió e Campo Grande.

Em Turismo, são oferecidas 25,9 mil vagas, sendo 4,2 mil no estado do Rio de Janeiro. Os cursos disponíveis são: garçom, cozinheiro, padeiro, barman, mensageiro, camareiro, atendente de agência de viagens e auxiliar de eventos.

Nesta terça-feira, 84 alunos do estado do Rio de Janeiro se formaram e outros 720 já estão nas salas de aula. Outros alunos beneficiários também já foram qualificados em turismo nas cidades de Fortaleza e Goiânia.

Participaram também do evento o governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, o ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Edson Santos, secretários estaduais e municipais e prefeitos dos 10 municípios contemplados no Rio de Janeiro.

O Programa Próximo Passo é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República e está sob a responsabilidade dos Ministérios: do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Trabalho e Emprego (MTE) e do Turismo (MTur).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições