Proibição a trotes sujos e venda de bebidas na UnB entra em vigor

Bebidas e Trotes sujos são proibidos na UnB

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:12

A Universidade de Brasília publicou na noite desta segunda-feira (7) a resolução que mantém a proibição à venda de bebidas alcoólicas e veta a realização de trotes sujos nos campi da instituição. A norma foi aprovada pelo Conselho Universitário no final de março.


De acordo com o chefe de gabinete da reitoria, Davi Diniz, as regras regulam situações cotidianas de convivência na UnB. “Fala principalmente que toda atividade universitária deve respeitar ensino, pesquisa e extensão. Que nenhum evento pode atrapalhá-los”, disse.


Diniz afirmou que a resolução não prevê punição para manifestações “espontâneas” e “não degradantes”, como o tradicional trote com tinta, ovo e farinha. “Elas só não podem desbancar para a violência. Se houver humilhação ou for degradante, seja lá o que for, não pode.”


O chefe de gabinete afirmou que os casos serão avaliados isoladamente. Segundo ele, vítimas ou testemunhas poderão formular queixas unidades acadêmicas ou na reitoria. A previsão é de a investigação dure cerca de 15 dias e a punição, caso não seja pedido recurso, aconteça em três meses.


Em relação ao comércio de bebidas alcoólicas, Diniz disse  que, assim como vinha ocorrendo, a venda permanece proibida na universidade. “Só pode ocorrer com permissão prévia e depende do espaço e do evento em que isso vai acontecer”, disse.


Se houver desrespeito às normas, o chefe de gabinete falou que a universidade pode optar por punições que já são usadas, como advertência, demissão ou expulsão. “Mas também estamos estudando sanções pedagógicas e educativas, como doação de cestas básicas e participação em programas sociais da UnB.”

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições