Projeto de prevenção da AIDS será lançado em escolas estaduais do RN

Projeto de prevenção da AIDS será lançado em escolas estaduais do RN

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

O Governo do Estado, por meio de uma parceria entre as secretarias estaduais de Saúde Pública (Sesap) e de Educação (Seec), selecionaram cinco escolas estaduais de Natal para participarem de um projeto-piloto desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação em todo o Brasil, que, entre outros objetivos, vai realizar exames rápidos de diagnóstico do Vírus HIV.

As escolas beneficiadas com o projeto foram o Atheneu, Francisco Ivo Cavalcanti, Edgar Barbosa, Floriano Cavalcanti, e Varela Barca. Sendo o colégio Atheneu assistido pela Unidade de Saúde Familiar do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol), enquanto as demais serão atendidas pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Estado, localizada no Centro de Saúde Reprodutiva Leide Morais. Nas instituições de ensino foram propostos planos de sensibilização para seus gestores, professores e pais de alunos. Além disso, também serão organizadas mobilizações sociais com toda a comunidade escolar, bem como nas unidades de saúde.

O Atheneu que atende cerca de 2.500 alunos de Natal e da Grande Natal, já conta, desde o dia 23 de abril, com o serviço de Aconselhamento e Testagem Rápida para Diagnóstico na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária do HUOL. O Hospital Giselda Trigueiro será a referência para o acolhimento, acompanhamento e tratamento dos usuários cujo resultado seja positivo para HIV.

"Assistir especificamente a adolescentes faz parte da política de prevenção, promoção, proteção, assistência e diagnóstico do Programa de DST/Aids. Isto porque até então, os adolescentes e jovens não tinham um direcionamento, ou eram tratados como adultos e iam para um clínico geral, ou como criança e iam para um pediatra", explica Carla Glenda, coordenadora do Programa Estadual de Dst/Aids da Sesap.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições