Projeto Educação esclarece dúvidas sobre a redação do Enem

Projeto Educação esclarece dúvidas sobre a redação do Enem

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

A Redação do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que terá o seu primeiro dia de provas neste sábado (22), é o tema do Projeto Educação desta sexta-feira (21). A professora de redação Fernanda Bérgamo esclarece dúvidas de alunos da Escola Estadual Maria Vieira Muliterno, no município pernambucano de Abreu e Lima.

Os estudantes da escola de referência apresentaram no último ano o melhor desempenho, entre as escolas públicas, nas provas de português e matemática do Enem, de acordo com o Índice de Desempenho de Pernambuco. O percentual de aprovação no exame e em outros vestibulares ficou em 34%. O desafio desses alunos é a responsabilidade de manter o alto nível nesta edição do Enem.

De acordo com Fernanda Bérgamo, a prova é responsável por alavancar ou derrubar a nota do aluno.”Em Humanas e Saúde o peso da redação é o mesmo. Toda redação completa tem título, introdução, desenvolvimento e conclusão, ou seja, nenhuma tem menos de três parágrafos”, afirma.

A professora destaca que é preciso prestar atenção ao título. “Alguns corretores não penalizam a ausência de título, mas como não se sabe quem irá corrigir é melhor não arriscar”. Fernanda Bérgamo ainda ressalta que todo o texto que fica de fora da caixa de redação é desconsiderado pelo corretor.

Redações de menos de oito linhas, que fogem ao tema e que apresentem argumentos que ofendam os direitos humanos, estão sujeitas a ponto do corte, esclarece a professora.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições