MENU

Projeto Escolas Bilíngües de Fronteira é expandido para mais três países

Projeto Escolas Bilíngües de Fronteira é expandido para mais três países

Atualizado: Terça-feira, 14 Outubro de 2008 as 12

Quatro municípios brasileiros que fazem fronteira com Uruguai, o Paraguai e a Venezuela começam em 2009 a participar do projeto Escolas Bilíngües de Fronteira. Criado em 2005, a ação é um acordo bilateral entre o Brasil e a Argentina, e agora será expandido para outros países do Mercosul.

Os novos municípios que vão participar do projeto são Jaguarão e Chuí, no Rio Grande do Sul, em parceria com escolas uruguaias; Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, com a cidade de Juan Pedro Caballero, no Paraguai, e Pacaraima, em Roraima, com Santa Elena de Uiarén, na Venezuela.

Hoje, cerca de 850 alunos e 40 professores em cinco municípios brasileiros participam do projeto que promove um intercâmbio linguístico e cultural entre escolas do Brasil e da Argentina. Uma vez por semana, professoras do país vizinho trocam de lugar com as professoras do Brasil. As crianças daqui têm aula em espanhol, enquanto as vizinhas aprendem o português.

A inclusão das novas escolas brasileiras no programa será precedida de um estudo sobre o conhecimento da língua espanhola por parte dos brasileiros. O Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Lingüística (Ipol), de Florianópolis (SC), vai pesquisar qual é a fluência dos alunos, professores e pais em espanhol, além de investigar de que forma eles têm contato com o idioma. Os resultados servirão de base para construir o programa de intercâmbio nessas localidades.

Postado por: Claudia Moraes

veja também