Projeto ''Jogue Tênis nas Escolas'' tem início neste sábado (25) em São Paulo

Projeto ''Jogue Tênis nas Escolas'' tem início neste sábado (25) em São Paulo

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

A transformação de um país começa na escola. Com o auxilio da prática esportiva nas instituições de ensino, os jovens adquirem valores positivos, além de criar maior possibilidade de detecção de talentos e futuros desportistas. Tendo em vista esses objetivos, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através do programa Solidariedade Olímpica do Comitê Olímpico Internacional (COI), firmou uma parceria com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e criou o projeto "Jogue Tênis nas Escolas". A iniciativa levará a prática da modalidade a escolas públicas e privadas de São Paulo e Salvador. O projeto tem como público-alvo crianças de 5 a 14 anos e os jovens de maior destaque serão indicados para treinamentos em clubes e, futuramente, em centros de treinamento da CBT. O projeto tem início neste sábado, dia 25, com o a realização do I Festival de Tênis Inter Escolar, no Clube de Regatas Tietê, em São Paulo, das 9:00 às 13:00h. O evento contará com a participação de todas as escolas já vinculadas ao Programa. As atividades serão elaboradas com objetivo de análise de aptidões físicas, técnicas e mentais, iniciando assim o processo de detecção de talentos.

No futuro, o projeto ''Jogue Tênis nas Escolas'' será implementado em outros estados, tendo em vista a massificação da modalidade no país. A cidade de Salvador já conta com alguns núcleos. ''Além dos benefícios sociais, psicológicos e físicos, a prática esportiva regular oferece oportunidades efetivas de um desenvolvimento profissional. O aspecto lúdico e social desse projeto é exemplar. É fundamental trabalharmos nas escolas com o objetivo de massificar a prática esportiva no país. São iniciativas como essas que dão oportunidades de novos talentos surgirem'', analisa Agberto Guimarães, Gerente Geral dos Programas da Solidariedade Olímpica do COB.

I Festival de Tênis Inter Escolar contará com a participação de todas as escolas já vinculadas ao Programa, onde por meio de atividades lúdicas e diversas, os alunos vivenciarão momentos de jogos e brincadeiras ligados à modalidade. A cada atividade o aluno receberá uma pontuação. No final do circuito, todos os participantes receberão um brinde correspondente ao total de pontos obtidos. As atividades serão elaboradas com objetivo de análise de aptidões físicas, técnicas e mentais. Iniciando assim o processo de detecção de talentos. A expectativa de alunos para esse evento é de 180 participantes.

Para motivar os participantes e elevar o nível técnico, serão realizados torneios entre as instituições de ensino. Os destaques do programa serão convidados a integrar equipes de clubes próximos aos colégios. Após seis meses nos clubes, esses tenistas serão convidados a participar de eventos recreativos e competitivos, organizados ou indicados pelo ''Jogue Tênis nas Escolas''. Nesses eventos haverá uma equipe de observadores que selecionarão os tenistas de maior potencial. Os tenistas que forem escolhidos serão convidados a integrar as Equipes de Elite do Programa e treinarão em centros da Confederação Brasileira de Tênis. Nessa fase o atleta estará apto a disputar os torneios regionais e nacionais.

Para dar início ao projeto, foram selecionadas 50 escolas no município de São Paulo que já estão desenvolvendo o curso. Além disso, 20 clubes irão receber os alunos interessados em dar continuidade no desenvolvimento da modalidade. Esses clubes também oferecerão bolsas integrais para os destaques provenientes das escolas públicas.

O ''Programa Jogue Tênis nas Escolas'' é coordenado pelo Professor Airton Santos, pós-graduado em Treinamento Desportivo pela FMU-SP. Airton é ex-jogador de tênis e atua há 27 anos na área, sendo filiado a CBT e aprovado nos cursos de capacitação da entidade. Em 97, Airton ministrou cursos de capacitação para professores da rede pública de São Paulo, para o desenvolvimento do programa da Federação Internacional de Tênis ''Tênis nas Escolas''. Realizou ainda diversos festivais de tênis e Olimpíadas interescolares onde o tênis era uma das modalidades desenvolvidas.

O COB, a Solidariedade Olímpica e a Confederação Brasileira de Tênis, através do Departamento de Capacitação de Professores, estão promovendo ainda o 12º Workshop Sul-americano para Professores de Tênis, com a supervisão da ITF. Este evento é realizado a cada 2 anos na América do Sul. O Brasil é sede do encontro pela segunda vez. O 1º Workshop Sul-americano no Brasil foi em Angra dos Reis (RJ) em 2000. A última edição foi em Barranquilla, Colômbia, com a presença de 300 professores aproximadamente. O evento será realizado de 03 a 09 de novembro, na cidade de Foz do Iguaçu, estado do Paraná e terá atividades teóricas e práticas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições