MENU

Projeto que une comunicação e educação ambiental capacita mais de quatrocentos jovens no Rio

Projeto que une comunicação e educação ambiental capacita mais de quatrocentos jovens no Rio

Atualizado: Terça-feira, 22 Dezembro de 2009 as 12

Mais 400 alunos de escolas da rede estadual do Rio de Janeiro participaram nesta segunda-feira (21) da cerimônia de encerramento de mais uma etapa do programa Nas Ondas do Ambiente, do governo fluminense.

A finalidade do projeto é ensinar técnicas de comunicação a jovens e adolescentes para tratar de temas como o uso sustentável dos recursos naturais e consumo consciente em rádios comunitárias instaladas nas escolas.

De acordo com o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, que participou da solenidade, o trabalho é importante para incentivar o protagonismo de jovens e adolescentes na questão ambiental:

''A junção desses elementos trouxe uma coisa curiosa: a garotada das escolas aprendendo a lidar com equipamentos de rádio e produzindo programas que têm a ver com a questão ambiental das comunidades mais próximas, como o lixo, a escassez da água e o aquecimento global''.

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, destacou o caráter lúdico da iniciativa, que substitui as aulas formais de meio ambiente e tem como objetivo também multiplicar os conceitos discutidos pelos jovens para toda a comunidade.

''Ele [o jovem] se apropria do microfone, dos programas e consegue de uma forma lúdica passar para a comunidade a questão ambiental''.

Para Leonardo Barroso, de 17 anos, aluno de uma escola estadual em Itaboraí, na região metropolitana do Rio, participar do projeto, além de contribuir para a ampliação da consciência ambiental da sua comunidade, trouxe à tona um sonho de infância.

''Sempre tive o sonho de trabalhar com alguma coisa ligada à voz, como ser um locutor de rádio, por exemplo. Agora, eu já sei mexer com os equipamentos e posso usar essa ferramenta para conscientizar minha comunidade, mostrando que é preciso que cada um faça a sua parte''.

O programa Nas Ondas do Ambiente, lançado em 2007, é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). A iniciativa, que capacitou 200 alunos somente no primeiro semestre deste ano, é financiada com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano.

veja também