Protocolo de intenções visa melhorar formação de professores de escolas brasileiras

Protocolo de intenções visa melhorar formação de professores de escolas brasileiras

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

A partir do ano que vem, professores que dão aula para brasileiros no Japão poderão fazer curso de pedagogia, a distância, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Este é o objetivo do protocolo de intenções assinado nesta terça-feira, 9 de dezembro, pelo secretário de Educação a Distância, Carlos Eduardo Bielschowsky. A iniciativa visa melhorar a formação dos professores de brasileiros que moram no Japão.

O Ministério da Educação reconheceu, desde o ano 2000, cerca de 30 escolas brasileiras no Japão e a estimativa é de que aproximadamente 50 mil brasileiros em idade escolar moram naquele país. ''Nesse cenário, a educação é um instrumento central de integração desses imigrantes na sociedade local'', afirma Bielschowsky. ''Por isso, é importante garantir o acesso dos brasileiros ao sistema educacional japonês ou às escolas brasileiras no Japão''.

A assinatura do convênio ocorre em meio às comemorações do Ano Internacional do Intercâmbio Brasil-Japão e integra um acordo de cooperação educacional firmado entre os dois países em maio de 2005, durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva àquele país. Estima-se que há mais de 1,5 milhão de descendentes de japoneses no Brasil e mais de 300 mil brasileiros no Japão.

Além do Ministério da Educação e da UFMT, participam do convênio o Banco do Brasil, o Ministério da Educação, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão e a Tokay University, que irá ceder espaço físico para as atividades presenciais do curso.

Tradição

Pioneira na oferta de cursos a distância, desde 1995 a UFMT oferece graduação na área de pedagogia para séries iniciais do ensino fundamental, tendo formado cerca de 12 mil professores em todo o Brasil. Juntamente com outras 73 instituições de ensino superior, ela integra o Sistema Universidade Aberta do Brasil, programa do MEC destinado principalmente à capacitação de professores da rede pública de ensino.

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