Provas de aptidão do vestibular da Unicamp começam nesta segunda-feira

Provas de aptidão do vestibular da Unicamp começam nesta segunda-feira

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

As provas de aptidão do vestibular 2010 da Unicamp começam a ser aplicadas a partir desta segunda-feira, dia 18, e vão até quinta-feira.

Os exames são obrigatórios para candidatos aos cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes plásticas, dança e música.

Os candidatos devem chegar com antecedência com a cédula de identidade e o material determinado nas páginas 17 - 22 do Manual do Candidato. Verifique com atenção os horários e locais de exames e compareça com antecedência mínima de 15 minutos.

ARQUITETURA E URBANISMO

A prova de aptidão será realizada na quarta-feira (20) na Faculdade de Engenharia Civil Arquitetura e Urbanismo, em Campinas.

Confira o programa completo da prova de aptidão de arquitetura e urbanismo

O exame de aptidão consta de uma prova de desenho e expressão gráfica e/ou tridimensional. Nela, serão abordados aspectos relacionados à percepção, observação, memória e criatividade. A prova vale 48 pontos.

Confira o que levar:

- lápis ou lapiseira com grafites macias: B, 2B, 6B

- canetas hidrográficas coloridas

- esquadros

- caixa de lápis de cor

- tesoura ou estilete

- fita adesiva

- cola branca

- borracha

ARTES CÊNICAS

As provas são realizadas a partir desta segunda (18) e até quinta (21) no Departamento de Artes Cênicas (Pavilhão) do Instituto de Artes da Unicamp. A prova teórica acontece nas dependências da Faculdade de Educação.

Confira o programa completo da prova de aptidão de artes cênicas

A Prova de Aptidão para o curso de Artes Cênicas vale 48 pontos. A nota é composta pela soma das notas de quatro provas: Prova Teórica, Prova de Sala de Aula, Prova de Palco e Entrevista. Cada uma dessas provas vale 12 pontos.

As provas de Sala de Aula e Teórica são eliminatórias: caso o candidato obtenha nota menor que 4 pontos em qualquer uma delas, ele terá nota final igual a zero, sendo desclassificado da opção.

Confira o que levar:

- Lápis

- Borracha

- Caneta esferográfica azul ou preta.

- Roupa de trabalho: malha, calção ou calça, agasalho, camiseta etc., que o deixe à vontade para os exercícios físicos

O candidato deverá escolher uma cena de uma das peças listadas abaixo para apresentar à banca examinadora. Deverá apresentar a cena decorada e providenciar alguém para lhe dar a réplica, em se tratando de diálogo. Poderá fazer uso de figurino e estarão à disposição, caso necessário, uma mesa, duas cadeiras e um aparelho de som. A cena deve ter de 3 a 5 minutos de duração.

1. A Celestina - Fernando de Rojas

2. Romeu e Julieta - Shakespeare

3. A Megera Domada - Shakespeare

4. Farsa de Inês Pereira - Gil Vicente

5. O Burguês Fidalgo - Molière

6. O Doente Imaginário - Molière

7. Woyzeck - Büchner

8. A Dama das Camélias - Alexandre Dumas

9. Leonor de Mendonça - Gonçalves de Magalhães

10. Mãe - José de Alencar

11. O Juiz de Paz da Roça - Martins Pena

12. As Desgraças de uma Criança - Martins Pena

13. Casa de Bonecas - Ibsen

14. Senhorita Júlia - Strindberg

15. O Pedido de Casamento - Tchecov

16. A Gaivota - Tchecov

17. Seis personagens à procura de um autor - Pirandello

18. Dona Rosita, A Solteira - Lorca

19. Longa jornada noite a dentro - O’Neill

20. O Círculo de Giz Caucasiano - Brecht

21. O Senhor Puntilla - Brecht

22. O Rei da Vela - Oswald de Andrade

23. A Falecida - Nelson Rodrigues

24. O Beijo no Asfalto - Nelson Rodrigues

25. A Pena e A Lei - Suassuna

26. A Escada - Jorge Andrade

27. Rasga Coração - Oduvaldo Vianna Filho

28. Calabar - Chico Buarque

29. Novas Diretrizes em Tempos de Paz - Bosco Brasil

30. O Último Carro - João das Neves

ARTES VISUAIS

As provas de aptidão serão realizadas somente em Campinas de segunda (18) a quarta (20). A avaliação está dividida em prova dissertativa sobre história da arte, desenho e entrevista com a análise de portfólio. Cada etapa vale 16 pontos, totalizando 48.

Confira o programa completo da prova de aptidão de artes visuais

Confira o que levar:

- lápis preto ou lapiseira/grafites HB, 2B e 4B; 6B

- compasso

- estilete

- régua e esquadros

- tesoura

- cola bastão

DANÇA

As provas serão realizadas somente em Campinas de terça (19) a quinta (21), no Departamento de Artes Corporais (DACO) do Instituto de Artes da Unicamp.

Confira o programa completo da prova de aptidão de dança

O Exame de Aptidão para o curso de Dança vale 48 pontos. A nota é composta pela soma das notas de duas provas: Prova de Técnica e Prova de Criatividade. Cada uma dessas provas vale 24 pontos. Caso o candidato obtenha nota menor que 8 pontos em qualquer uma das duas provas, ele terá nota final igual a zero, sendo Eliminado da opção.

O candidato deverá apresentar-se ao exame de aptidão com uma vestimenta que o deixe à vontade para os exercícios e que permita a observação de seus movimentos pela Banca Examinadora.

MÚSICA

As provas serão realizadas nesta segunda (18) e terça (19), somente em Campinas. Os candidatos aprovados na primeira fase deverão se apresentar no Instituto de Artes, Departamento de Música, Rua Elis Regina, 50 (ao lado do Ginásio da Unicamp).

Confira o programa completo da prova de aptidão de música  

Confira o que levar:

- Original da cédula de identidade

- Caneta

- Lápis

- Borracha

O exame é dividido em duas etapas e composto por um conjunto de provas que varia de acordo com a opção escolhida e tem duração de dois dias.

A primeira etapa do exame de aptidão constará das provas especificas de cada opção. A lista de aprovados na primeira etapa será divulgada pela Comvest a partir das 19h desta segunda (18). Os candidatos aprovados na primeira etapa do exame de aptidão prosseguirão com as demais provas.

Para passar para a segunda etapa, é preciso obter 16 de 48 pontos nas provas específicas. A nota final da prova de aptidão para todas as opções do curso de Música é composta pelas notas de quatro provas comuns a todas as opções: Estruturação Musical, Percepção Musical Escrita, Percepção Musical Oral e Instrumento, e, no caso das opções Composição e Regência, pela nota de mais uma prova, a de Composição ou de Regência, respectivamente.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições