PUC-SP lança curso que discute a educação bilíngüe

PUC-SP lança curso que discute a educação bilíngüe

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

As temáticas relacionadas à educação bilíngüe vêm ganhando destaque nos últimos anos, principalmente no contexto da educação básica, com a intensa proliferação das escolas bilíngües. Apesar do crescimento na oferta e na procura por esse tipo de curso, ainda há deficiência na formação dos profissionais que atuam nessa área. Para atender a essa demanda, a PUC-SP oferece o curso Bilingüismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados, sem equivalente na categoria de extensão.

O objetivo do curso é promover a discussão das questões relacionadas aos aspectos de natureza lingüística (sociolingüísticos, psicolingüísticos e neurolingüísticos) da educação bilíngüe. A idéia é promover uma visão ampla do que é bilingüismo e explorar as diversas características do comportamento lingüístico do indivíduo bilíngüe.

O programa visa ainda a avaliar os efeitos do bilingüismo no desenvolvimento cognitivo, social e acadêmico de crianças, além de possibilitar uma experiência prática de análise das características dos falantes bilíngües, como as variações lingüísticas presentes na fala e na escrita.

Durante o curso, o aluno será estimulado ainda a discutir sobre políticas lingüísticas em contextos bilíngües no Brasil e no Canadá, país oficialmente bilíngüe, além de analisar e organizar um currículo bilíngüe. O conteúdo foi baseado em dados coletados e teorias atualizadas.

O programa abordará assuntos como o bilingüismo (origem, tipos, uso, variações e sistemas lingüísticos), aprendizagem e aquisição (a interação por meio da linguagem, conceitos de aprendizagem e aquisição, modelos de aquisição de primeira e segunda línguas, perspectivas de ensino e aprendizagem de segunda língua) e educação bilíngüe (políticas lingüísticas, currículo bilíngüe, alfabetização com biletramento e o projeto canadense).

A metodologia é diversificada, com aulas expositivas, aplicação de questionários e debates referentes a leituras realizadas, pesquisa de dados com recursos de laboratório computadorizado de análise de fala, oficinas com vivência do conteúdo trabalhado, discussão de casos e seminários. O curso tem carga horária de 30 horas.

Para mais informações: Mais informações e inscrições: (11) 3670-3300, www.pucsp.br/cogeae

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições