Quase 20 milhões de estudantes participam de Olimpíada de Matemática

Quase 20 milhões de estudantes participam de Olimpíada de Matemática

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Quase 20 milhões de estudantes de todo o Brasil estão inscritos para participar da sexta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática, cuja prova inicial acontece nesta terça-feira (8). A participação é restrita a alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio.

As provas que serão aplicadas trarão 20 questões de múltipla escolha, seguindo instruções e gabaritos preparados pela direção do evento. A correção dos testes será rápida, afirma o MEC (Ministério da Educação), já que o prazo de envio dos cartões-resposta dos classificados para a segunda fase da Olimpíada termina no dia 22.

O objetivo do evento é incentivar o ensino de exatas e descobrir talentos nas escolas, segundo os dois órgãos responsáveis pela Olimpíada - o Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada) e a SBM (Sociedade Brasileira de Matemática).

Um exemplo é Matheus Secco, de 16 anos. Sua primeira experiência lhe rendeu medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática, há cerca de dois anos. Recentemente, o garoto participou de uma das maiores disputas de exatas em todo o mundo, a Romenian Masters in Mathematics. O evento aconteceu em Bucareste, na Romênia (país do Leste Europeu).

- Eu gostava de matemática, mas não estudava tanto. Só passei a estudar muito no primeiro ano do ensino médio, depois de disputar a olimpíada.

Segunda fase

Participarão da Olimpíada Brasileira de Matemática jovens de 44,7 mil escolas de todos os Estados do país, incluindo o Distrito Federal. A segunda fase vai ser aplicada em 11 de setembro, às 14h30. Estudantes farão oito questões discursivas, do tipo que exige resposta por escrito. A correção vai ser feita por comitês de professores de matemática.

Serão selecionados os 500 primeiros lugares, os 900 segundos e os 1.800 terceiros - todos serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze respectivamente. Além desses, outros 30 mil estudantes receberão menção honrosa. O resultado final sai em 26 de novembro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições