Quatro mil escolas receberão recursos do Mais Educação

Quatro mil escolas receberão recursos do Mais Educação

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

A partir do segundo semestre deste ano, 4,4 mil escolas públicas de ensino fundamental terão educação integral, por meio do programa Mais Educação. Essas escolas tiveram cadastro aprovado para receber recursos destinados a atividades de esporte, cultura e lazer no contraturno das aulas.

Na última quarta-feira, 10 de junho, encerrou-se o prazo para que as escolas se cadastrassem para receber os recursos do programa Mais Educação. A meta era alcançar cinco mil escolas. O Ministério da Educação vai, agora, fazer uma análise para diagnosticar o motivo pelo qual as outras 600 escolas não tiveram cadastro aprovado e substitui-las.

Assim, novo prazo para cadastramento será aberto no próximo dia 22 de junho. Nessa etapa, também entrarão 150 escolas que oferecem ensino médio, nos dez estados com o mais baixo Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) neste nível de ensino.

Os prefeitos das cidades aptas a participar do Mais Educação receberão os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em 15 dias a partir da assinatura dos planos de atendimento. O valor varia para cada escola, já que depende do número de alunos matriculados e do tipo de atividade oferecida.

De acordo com a diretora de educação integral da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), Jaqueline Moll, as escolas já iniciarão as atividades extraclasse em agosto. Os professores dessas escolas passarão por formação específica para trabalhar com educação integral, por meio de videoconferências, materiais pedagógicos e cursos de extensão, seminários e fóruns promovidos por universidades federais.

Tanto os professores quanto os diretores das escolas e os gestores das redes estaduais e municipais podem consultar os cadernos sobre educação integral, disponíveis neste portal. Os cadernos foram elaborados com o propósito de ampliar o debate nacional sobre o tema, relatar modos de fazer educação integral em parceria com as comunidades e auxiliar a prática dos professores.

As escolas de ensino fundamental atendidas pelo programa se situam em 129 municípios com mais de 100 mil habitantes, incluindo todas as capitais. No conjunto das escolas que receberão recursos do MEC durante o ano para oferecer atividades no contraturno das aulas, estão aquelas que registraram Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de até 3,5 pontos em 2007, os municípios atendidos pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e cidades com mais de 50 mil habitantes próximas das regiões metropolitanas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições