Redações podem definir vaga de aluno na Unicamp

Redações podem definir vaga de aluno na Unicamp

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

A Unicamp aplicou ontem a primeira fase do seu vestibular 2011. Neste ano, 57.201 candidatos se inscreveram para 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e em dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). Segundo a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares), o índice de abstenção foi de 6,86%.

As provas de ontem trouxeram novidades. Os candidatos tiveram de produzir três redações de gêneros diversos, todos de execução obrigatória, a partir de textos-fonte.

"A prova foi de nível médio, com questões que abrangeram pouco o conteúdo do ensino médio. Considerando que medicina tem o maior número de candidatos, esse exame deve deixar para que a redação decida a classificação geral", afirma Edmilson Motta, coordenador do Etapa.

Segundo a professora de redação do cursinho Célia Passoni, os três temas abordados foram bem escolhidos. "Nesse novo formato, se o candidato foi mal nas questões, ele poderá se salvar com a redação." Um tema exigia um texto para uma redação de TV; outro, a apresentação de uma palestrante; e o terceiro tema pedia a posição do aluno perante uma crônica sobre os problemas com as chuvas no país. O professor de português do Objetivo Nelson Dutra diz que fazer as redações em 50 minutos não foi tarefa fácil. "A prova exigia boa leitura, análise crítica e um ótimo recorte dos textos para se posicionar na hora de escrever."

Neste ano, a primeira fase da Unicamp teve 48 questões de múltipla escolha, em vez das 12 questões dissertativas dos anos anteriores.

Para o candidato Paulo Serrano, a prova ficou menos cansativa. Jéssica Alves disse que o tempo não foi problema e que terminou a prova com 30 minutos de folga. Já Natália dos Santos contou que precisou chutar cinco questões por falta de tempo.

A Comvest deve divulgar o gabarito das provas amanhã. A lista dos aprovados na primeira fase deve sair no dia 20 de dezembro. A segunda fase ocorrerá entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2011.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições