Rede de Educação oferece curso ''Como Deixar de Fumar''

Rede de Educação oferece curso ''Como Deixar de Fumar''

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Rede de Educação oferece curso ''Como Deixar de Fumar''

Proibições, apesar de necessárias, nem sempre são bem vistas, especialmente por crianças e adolescentes, que não entendem muito bem a lógica do não. Mas, em alguns casos as regras e os limites fazem toda a diferença na vida escolar de uma pessoa e de sua família.

''É proibido fumar'', por exemplo, é uma regra adotada pela educação adventista em suas mais de 300 unidades espalhadas pelo Brasil. Esta ação aberta no combate ao tabaco está alinhada à promoção da saúde proporcionada pela rede de ensino através de cursos gratuitos sobre qualidade de vida e como deixar de fumar em cinco dias.

A Atitude da Educação Adventista com relação ao cigarro vem mudando a história de muita gente e por incrível que pareça um grande número de casos tem a ver com estudantes que desejam que os pais parem de fumar e não o contrário.

Este é caso de Isabela Siqueira, de apenas 9 anos, aluna da unidade adventista do bairro Vila das Belezas, na zona sul de São Paulo, que ao receber um folheto do curso, não pensou duas vezes e o entregou nas mãos da mãe, fumante há 20 anos. "Fumei por 20 anos e por isso vivia sob um estresse muito grande, sempre tensa e ansiosa se não fumava, além das dificuldades respiratórias que enfrentava", diz Luciaelena Siqueira Santos, participante do curso e mãe de aluna da unidade adventista de Vila das Belezas.

A escola, desta forma, além de ser uma ponte para a informação tem sido um instrumento de formação para cada aluno, a fim de que sejam indivíduos atuantes na sociedade, começando em seus próprios lares a proporem bons hábitos.

A educação Adventista cada vez mais tem aperfeiçoado sua proposta de ensino a fim de cumprir este propósito. E o curso como deixar de fumar em cinco dias é um exemplo disso.

Várias unidades da rede educacional, inclusive o Centro Universitário Adventista de São Paulo, oferecem o curso aos alunos, pais de alunos e comunidades ao redor, gratuitamente.

Diariamente, propagandas nos meios de comunicação impresso e eletrônico alertam sobre os malefícios do uso do cigarro para a saúde do fumante ativo e do passivo, isto é, aquele que aspira a fumaça do fumante direto. ''A gente sabe que fumar é ruim pra quem fuma e pra quem convive com o fumante, como no caso da minha filha de apenas nove anos. Mas por mais que a gente queira parar, não encontra uma forma mágica para isso. O curso como deixar de fumar em cinco dias me ajudou a superar este problema'', destaca Lúcia.

Com a ajuda do curso, muitas pessoas são convidadas a largar o cigarro. Através de palestras com médicos e psicólogos; dicas práticas e principalmente possíveis de serem realizadas, os participantes se sentem motivados a vencer esta dependência e abandonar o vício.

A superação na vida de Lucielena teve efeito positivo sobre toda a sua família e até amigos. "Nossa família foi muito beneficiada com a decisão de Lúcia. Hoje ela é um exemplo de força de vontade para nossos vizinhos e amigos", comenta José Dirley Santos, esposo de Lucielena.

Vitória - este é o sentimento de quem consegue, em poucos dias, parar de fumar. "Por 20 anos me senti uma derrotada pelo cigarro. Não imaginaria que apenas cinco dias poderiam mudar minha vida neste sentido. Fico feliz porque minha filha estuda em lugar que não se preocupa apenas com a parte cognitiva, mas se preocupa em oferecer algo de bom à sua família também. Lá, eu sei que ela não é apenas um número na contabilidade da escola, ela é uma pessoa que deve ser atendida integralmente e isso inclui oferta de melhorias à sua família e à região em que mora" conclui.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições