MENU

Reitor da UFRJ defende acesso a faculdade pelo Enem

Reitor da UFRJ defende acesso a faculdade pelo Enem

Atualizado: Segunda-feira, 22 Novembro de 2010 as 10:39

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, defendeu hoje o sistema de acesso ao ensino superior pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para ele, apesar dos problemas ocorridos este ano, o sistema é bom e deve substituir paulatinamente os vestibulares do País.

"Acho que o futuro é o fim do vestibular. Estamos caminhando a passos seguros para acabar com um mecanismo de acesso que é perverso. A prova nacional de acesso (Enem) precisa ser melhorada, claro. Tem que ter um maior número de provas por ano, que retire este caráter perverso de decidir o seu futuro em uma única prova", comentou.

Hoje foi o segundo dia de provas para acesso à graduação na UFRJ. De um total de 92.013 inscritos, o número de faltosos subiu de 32.817 no primeiro dia de exames (em 15 de novembro) para 40.041 estudantes no segundo dia. Isso levou ao aumento no porcentual de abstenções, de 35% para 43% do total de inscritos, de acordo com o reitor.

Teixeira negou que os problemas com o Enem tenham ajudado a elevar o patamar de abstenções. "Este número de faltosos está dentro do que era esperado" disse. Ele disse ainda não ser possível comparar o números de faltosos deste ano com o de anos anteriores, visto que, em 2010, a UFRJ passou a não cobrar taxa de inscrição. "Como não cobramos taxa de inscrição, o número de inscritos foi muito alto este ano. E o ano passado foi um ano atípico, porque usamos um sistema diferente, fizemos um corte dos candidatos que iam fazer a prova da UFRJ pela nota do Enem", explicou.

Do total de 9.060 vagas oferecidas pela UFRJ, 40% serão ocupadas via vestibular; 40% serão preenchidas por meio do Enem/Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e 20% vão para o sistema de cotas. O dia de provas hoje transcorreu sem problemas, na avaliação do reitor.

"Não houve nenhuma anormalidade, nenhum registro de problema, nada fora do comum. O balanço é extremamente positivo. Eu acho que nós temos uma experiência consolidada de provas de acesso e, como nos outros anos, foi tudo ótimo", afirmou.

O gabarito das provas para o segundo dia deve ser divulgado hoje, e as notas serão conhecidas em 21 de dezembro. O resultado final do Vestibular da UFRJ deve sair no dia 14 de janeiro do ano que vem.

veja também