Resultado do Censo da Educação Básica será publicado na próxima semana

Resultado do Censo da Educação Básica será publicado na próxima semana

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

As informações gerais de matrículas coletadas pelo Censo da Educação Básica 2008 serão publicadas no dia 29 de outubro, no Diário Oficial da União. Até o último dia de preenchimento do Educacenso haviam sido informadas 52.815.464 matrículas.

A partir da publicação preliminar, o sistema Educacenso será reaberto por 30 dias para que as redes estaduais e municipais e as escolas públicas e privadas procedam à correção ou ao complemento das informações declaradas. Será permitido, ainda, que as escolas que não preencheram o censo escolar o façam nesse período.

Logo após a divulgação preliminar dos dados, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também enviará aos gestores de todos os estados e municípios os relatórios de conferência. Estes relatórios fornecem informações a respeito do número de matrículas iniciais e atividades complementares exercidas por alunos, escolas faltantes, transporte escolar, educação de jovens e adultos integrada à educação profissional. Essas informações são apresentadas por dependência administrativa.

A exatidão das informações é fundamental porque elas servem como base para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a área da educação básica, incluindo a transferência de recursos públicos para  alimentação e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas e execução de programas como o Dinheiro Direto na Escola e o aporte de recursos ao Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Após todas as correções, será publicado o resultado com os dados consolidados do Censo Escolar da Educação Básica 2008. Esses dados consolidados são usados como componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O censo é realizado anualmente pelo Inep em parceria com as secretarias municipais e estaduais de educação e com a participação das escolas públicas e privadas de todo o país. Ele coleta informações sobre a educação básica, abrangendo todas as suas etapas e modalidades: ensino regular (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação profissional), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições